Canal Piloto 64 – Planejamento de voo: ROTAER e NOTAM

posted in: Canal Piloto | 1

Roteiro desse episódio:

Eu sou o Alexandre Sales, e esse, é o Canal Piloto.

Então senhores, no episódio de hoje nós falaremos de algumas coisinhas que eu aprendi nas minhas últimas navegações, como a meteorologia tem ajudado eu tenho conseguido fazer algumas navegações até mais longas com mais 6h de duração, e foram principalmente nessas que aprendi algumas lições que nós vamos ver a seguir.

Bom para começarmos com essas dicas que poderão ser úteis tanto para as suas navegações do fim do curso de piloto de privado, quanto para as suas do Piloto Comercial, vamos falar inicialmente do ROTAER.

O ROTAER para os que não conhecem, é a Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas, é basicamente uma mega resumo de todas as principais informações de todos os aeroportos, aeródromos e helipontos do país.

Ele é útil principalmente em duas situações:

A primeira é para o seu planejamento, se você vai fazer um voo no qual será necessário um pouso para rebastecer, você pode ver se em X aeródromo é disponibilizado o reabastecimento, seja com AVGAS ou Jet A1, além de outras informações importantes como dimensões da pista, frequência de comunicação se houver, coordenadas de localização, observações, cartas utilizadas e etc.

E a segunda principal utilidade é se você tiver algum problema no meio do seu voo, e precisar pousar em algum aeroporto sobre o qual você não sabe nada, você pode pegar ali aquele bloco gigante que é o ROTAER e ver as informações necessárias para você pousar lá sem conflitar com nada.

Certo, na teoria é tudo uma maravilha, só que, uma coisa muito importante é um detalhe chamado: “Atualização” que deveria andar de mãos dadas com outro detalhe achamado “Observações”

Eu digo isso porque há alguns detalhes citados como oficias no ROTAER quem nem sempre são funcionais ou no mínimo teriam de ter alguma observação como complemento via NOTAM e etc, bom mas vamos citar aqui alguns exemplos para vocês entenderem na prática:

Um amigo meu certa vez foi fazer um voo longo no qual ele teria de reabastecer, escolheu o aeródromo de destino, checou no ROTAER onde estava citado que lá havia reabastecimento com AVGAS, e foi para lá feliz e serelepe, mas chegando lá, quando foi solicitar o reabastecimento, de fato havia sim combustível, só que apenas para os aviões do aeroclube daquele aeródromo, e não para aeronaves gerais… E agora José?

Mas felizmente ele conseguiu decolar e reabastecer no aeródromo de alternativa.

Tendo passado por esse imprevisto ele me recomendou, que além de checar as informações do ROTAER, é sempre bom ligar pro aeródromo para confirmar se tudo aquilo realmente está disponível.

Só que eu só pude utilizar essa dica em um segundo momento, porque nesse mesmo período eu também sofri com essas carências no planejamento, e para seguir com isso nós vamos falar de mais um complemento a todo planejamento que é o NOTAM.

Para os que não sabem, o NOTAM, que é a sigla em inglês para “Aviso aos Aeronavegantes”, é basicamente uma mensagem alertando sobre alguma modificação ou condição importante sobre um aeródromo, como obras na pista em X horário, pista interditada para eventos e etc.

Só que nem sempre os NOTAMs são devidamente notificados, só pra mostrar que tudo está interligado, no exemplo que eu citei de o combustível do aeródromo ser apenas para aeronaves do Aeroclube, se ele não estava no ROTAER por ser algo recente, ele deveria no mínimo estar no NOTAM, mas não estava, e outra situação semelhante a essa pela qual eu passei foi o seguinte:

Estava lá eu no voo de navegação, com o planejamento e tudo certinho, só que ocorreu atraso na decolagem, vento em rota e etc, e a gente teve de ir para o aeródromo de alternativa que ficava mais próximo, aeródromo esse que segundo o ROTAER tinha combustível e no NOTAM dele não constava nada de especial, só que chegando lá haviam os seguintes pontos:

* O combustível “à vontade” era apenas para as aeronaves do aeroclube de lá, novamente esse caso, e isso também não estava no ROTAER e nem no NOTAM.

* Mas havia sim combustível para as aeronaves gerais, só que entretanto porém todavia, em quantidade limitada, se não me engano apenas um caminhão por dia, ou seja, se naquele dia muitas aeronaves tivessem pousado e reabastecido, a gente iria chegar lá e não teria mais AVGAS para reabastecimento.

Mas felizmente ainda havia combustível sobrando e reabastecemos, mas os imprevistos não pararam por ai, depois que o reabastecimento aconteceu, eu fui lá passar o plano de voo de retorno na sala AIS, preenchi ele, e chegando na hora de entregar para a funcionária passar para o sistema, ela falou que só aceitavam plano até sei lá que horário, e olha que ainda eram ali umas 2 ou 3 da tarde, e novamente, nada no NOTAM nem no ROTAER sobre isso.

Bom, mas sem alarde, afinal eu tinha no celular o telefone de uma sala AIS que aceitava plano de voo por telefone, então lá fui eu ligar, mas cara, e quem falou que ali naquela cidade de interior, o sinal de celular era bom?

A gente conseguiu passar, mas foi sofrido, cada frase tinha de ser repetida umas 3x para o funcionário lá entender.

Bom, ai aprendendo com os erros próprios e alheios, na semana seguinte lá estava eu planejando minha próxima navegação, escolhi os aeródromos de destino e alternativa, ambos segundo o ROTAER com reabastecimento, mas depois dessas histórias eu não iria confiar só no papel, resolvi ligar para confirmar, com os telefones que estavam no próprio ROTAER.

Aeródromo de destino: Ligo, e a voz robótica do outro lado diz: “Este telefone não existe”

Aeródromo de alternativa: Liguei de manhã, de tarde e de noite e ninguém atendia, deviam estar no horário de almoço eterno.

Então devido a isso eu tive de me desfazer dessa navegação que eu planejei inicialmente, porque eu não sou maluco de ir para lá confiando só no ROTAER, e tive de começar a perguntar para amigos meus que voaram para outros destinos dentro daquele raio de navegação no qual eu iria voar, pra saber através deles, como de fato funcionava tudo em cada aeródromo.

Moral da história:

O ROTAER, principalmente a versão em PDF, é atualizado sim de tempos em tempos, mas aparentemente só sobre as informações mais relevantes, boa parte desses pequenos detalhes, como os telefones e condições especiais dos serviços, acabam ficando de fora pelo que parece.

E quanto ao NOTAM, ele poderia informar muito mais do que ele informar atualmente, portanto, consulte ambos, mas não confie totalmente.

Então para finalizar, quando se trata de planejamento de voo, utilize sim todos os meios oficiais, mas sempre que possível também procure confirmar eles, seja através de números de telefone se eles funcionarem, ou através de amigos seus que voaram pra esses aeródromos ou estão baseados nesses lugares.

Então é isso senhores, e como sempre, pilote um livro, leia um avião e nunca se esqueça de ter… Mais agilidade.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)