Duvida – É tudo verdade ou tentaram me desmotivar?

posted in: Duvidas | 5

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:

Duvida

Iae Sales, vou dar uma abreviada na minha historia aqui, eu comecei Eng. Mecânica no começo deste ano, mas meu pai estava me pedindo para fazer outro curso, então eu fui pesquisando e escolhi o curso PP, eu gostava de aviação mas nunca me imaginava nela, mas fiz a matricula e comecei tem uma semana e pouco. Desde essa semana eu vim pesquisando sobre o assunto, (já estou no video 27 do Canal Piloto) e comecei a estudar pelos livros, nunca havia sentido prazer em estudar como eu sentí, esse fim de semana passado demorou muito pois fiquei muito ansioso pra poder voltar as aulas, ou seja eu me apaixonei pela aviação em uma semana!

Aí vem a duvida, hoje tive uma aula de medicina aeronáutica, a professora era muito enérgica, parecia que tinha estudado no BOPE, ela começou a falar o quê pode acontecer no ar quando estamos voando (até ai tudo ok), mas então ela começou a falar que havia instrutores no aeroclube que tiveram 3 acidentes só ano passado, que tem instrutor que não liga e humilha o aluno, que alguns aviões são remendados, e que nós tínhamos que ir contra isso porque nós é que estamos pagando, ai ela começou a falar que é difícil arrumar emprego, porque só quem é da corja que consegue, que aconteceu tal acidente e aconteceu outro, e falou que o namorado dela é piloto e está sendo processado por um acidente mas que ele não teve culpa, e hoje ele está com trauma de voar, ou seja ” ela acabou com os pilotos”, mas sempre falava que não era para nos prejudicar e sim para ajudar.

Eu sai da aula em choque praticamente, todo mundo saiu falando que ficou com medo.

O quê você acha??

Valeu!

Diogo D.

Nossa resposta

Esse gênero de “tratamento de choque” ou “tapa de realidade” nem sempre é tão enérgico mas sempre está presente. Me lembro no meu teórico quando o professor disse “É, tem 50 alunos aqui mas infelizmente apenas uns 3 ou 4 vão chegar na linha aérea, é duro mais é a verdade pessoal”.

O principal objetivo disso é filtrar os “Fogo de Palha” que escolhem o curso por causa das promessas de altos salários e mercado de trabalho aquecido. Boa parte do que ela citou é sim verdade, dramatizado, mas é real:

  • Acidentes e incidentes na instrução acontecem sim, mas nem sempre são divulgados
  • As aeronaves são antigas, algumas da década de 70
  • Instrutores que humilham o aluno em voo infelizmente existem, são poucos, mas existem
  • E arrumar emprego na aviação está longe de ser fácil

Novamente citando, isso foi um “tapa de realidade”, basicamente o que ela fez foi falar os principais pontos negativos e dificuldades, mas a aviação não é só isso. Seria a mesma coisa de eu falar para você sobre os processos obscuros por traz dos hambúrgueres de fast food, ou então sobre os ônibus que você pega diariamente na sua cidade, você acha mesmo que são novinhos em folha com motoristas em uma condição física perfeita? No que tange a segurança você corre mais perigo indo até o centro da cidade de ônibus do que voando até o interior do estado em uma aeronave de instrução.

Sabendo que os aspectos são reais, não tome isso como uma desmotivação e sim como um conselho, de fato ela só queria ajudar (mesmo deixando todos em choque), a diferença foi que você soube de tudo de uma vez ao invés de ir descobrindo sozinho durante os anos, o seu papel agora é ver se fará parte do grupo que irá desistir ou dos que irão prosseguir, pois uma coisa que ela não citou é que: Até o final do curso teórico que você começou, mais de 80% dos alunos irão desistir, e você, de que grupo fará parte?

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)