CMA – Posso ser piloto ou comissário com visão monocular?

posted in: CMA | 6

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Tatiana, meu nome é Caio Mendes, e há pouco tempo venho aprofundando nas pesquisas sobre o CMA, pois tenho visão monoculare desejo saber se posso emitir o CMA em Cláusula de Flexibilidade para conseguir retirá-lo e prosseguir minha carreira como piloto. Sabe se isso é possível e se tenho alguma pequena chance? Se não, posso seguir carreira como comissário?

Espero resposta, obrigado!

Att

Caio

Nossa resposta

Caio,

Conforme os requisitos oftalmológicos exigidos pela RBAC67, o funcionamento dos olhos e de seus anexos deve ser normal. Não pode existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo.

Em relação à visão monocular, segue conforme explicitado na RBAC 67 para CMA 1º classe e 2º classe: 

(6) pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos da seção em questão. Veja este link, e o item 67.99, Requisitos oftalmológicos.

Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Gustavo A.

    Caio, tenho esse problema sou monocular desde os 11 anos no qual meu sonho era me tornar piloto, porém vim acompanhando a legislação da Anac e a nova resolução RBAC-67 que hoje permite comissário de voo ser monocular então tirei meu CMA a dois meses atrás conforme requisitos oftalmológicos da nova resolução, mas infelizmente pra piloto PP e PLA estamos impedidos, mas piloto desportivo e de recreio podemos também, Abraços.

  • Roger

    Negócio é ir pros EUA, lá é bem provável que você possa voar!

  • Gustavo A.

    Sim Fabio, seriam os famosos ultraleves básicos e avançados, mas pelo que andei pesquisando alguns ultraleves avançados parecem com os tradicionais monomotores, mas pela Anac se enquadram na categoria de ultraleves, penso que já é meio caminho andado, quem sabe em breve seremos capazes de tirar cma para PP, creio que não estamos longe disso, antigamente nem comissário podíamos, mas hoje isso mudou, mas pesquise sobre ultraleves avançado e você ficará com vontade de ter um veja modelos da Flyultraleves.

    • Caio Mendes

      Olá Gustavo, é verdade que hoje é possível fazer o curso de CMS mesmo sendo monocular? Você já faz? Qualquer coisa me adicione no FB para saber mais.

      Valeu.

      • Gustavo A.

        Boa noite Caio, sim é verdade, pode fazer o curso CMS sendo monocular, a nova resolução da ANAC RBAC-67 permite, mas o interessante é antes de se iniciar o curso tirar o CMA para garantia que não haverá outros impedimentos, o olho bom tem que atender os requisitos mínimos da resolução, se estiver tudo ok você terá o CMA para CMS, eu ainda não fiz o curso mesmo tendo o CMA, mas pretendo fazer sim, só falta mesmo tempo e dinheiro, abraços!!!

  • Guilherme

    Siga estes passos:

    1- Faça o “CMA” Americano (é possível fazer no Brasil);
    2- Tire habilitação PP nos EUA;
    3- Volte para o Brasil e peça a convalidação da sua carteira aqui;
    4- Bons voos!

    Também tenho visão monocular e ainda não fiz isso por questões $$, mas o CMA Americano (tem outro nome, não lembro agora) eu fiz e fui autorizado a iniciar as aulas práticas. No seu check final o instrutor fará alguns testes para comprovar sua habilidade e seu CMA definitivo será emitido.