Duvida – Meu método de estudo auto-didata para PP é válido?

posted in: Duvidas | 3

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Oscar Lima Alfa, Sales! Como está? 

Estou lhe escrevendo para pedir uma opinião sua a respeito do método de estudo que estou empregando em meu curso de Piloto Privado. Estou estudando por conta própria, seguindo suas recomendações do episódio 27 do Canal Piloto (Dicas de estudo para a Prova da ANAC). Concordo que não seja adequado estudar apenas uma matéria por vez, até porque os conceitos se entrelaçam entre as matérias, como já pude notar. Por conta disso, tenho feito um rodízio entre as cinco matérias, estudando-as em todo e qualquer tempo livre que eu encontre. 

Tenho tido a oportunidade de estudar, em média, um ou dois capítulos de cada livro a cada dois dias, e consequentemente, levo dez ou mais dias para retornar a uma mesma matéria. Dessa forma, surge algo que me parece ser um problema considerável: o excessivo tempo para retomar um determinado assunto. 

Estive pensando numa forma de contornar esse problema, e me ocorreram os seguintes detalhes: se bem entendi o que tenho lido na coluna do Edson Alves (Literatura de PP), me pareceu relativamente normal que os aeroclubes abordem somente uma ou duas matérias por vez. Além disso, já estava nos meus planos a fixação dos conceitos através de simulados, como os disponibilizados pela Bianch e pelo site Piloto Comercial. 

Me ocorreu que poderia ser uma boa alternativa adotar a estratégia de focar em menos matérias por vez (talvez duas ou três), e ao final destas, fazer a manutenção do conteúdo já estudado com simulados diários, que são mais rápidos, simples de fazer, e podem ser feitos de qualquer lugar, inclusive através de aplicativos para smartphones. A possibilidade de fazer simulados online me permitiria, inclusive, estudar em locais e horários em que não estou com os livros, conciliando as duas formas de estudo (simulados + livros), e aproveitando um tempo maior para estudo. 

Talvez a sua experiência, no entanto, desaconselhe essa estratégia. O que você teria a comentar a esse respeito?

Peço desculpas se, porventura, o e-mail ficou muito longo. Aguardo sua resposta. Abraços, e muito obrigado pela sua atenção!  

Luiz Claudio Ribeirinho
37 anos
Analista de Sistemas
São Paulo – SP

Nossa resposta

Por um lado não recomendo esse método que escolheu, mas por outro, de nada adianta eu insistir no método que aconselhei no Canal Piloto 27 se você tentou e não conseguiu manter este por questão de tempo livre.

Deste modo, posso aconselhar que você avalie as matérias que ficarão mais tempo no limbo até você poder retornar à elas.

As matérias de NV, RG e CT são as mais complexas e as que possuem mais conceitos conectados e alguns itens de decoreba (como os regulamentos em si), portanto é importante que ao menos nesses casos, você priorize o estudo dessas.

Já TV e MT, não são “fáceis”, mas sim menos trabalhosas, portanto você pode optar por essas quando tiver de escolher algumas para o limpo dos 10 dias, também podendo complementá-las com os simulados citados.

Mas perceba que estou indicando você a priorizar três matérias, e não a estudar SÓ essas três durante esse período.

E comentando o detalhe que citou sobre o modo de ensino da escola do Edson Alves relatado na coluna deste, não se baseie apenas nessa grade, pois todo o método de ensino e fixação complementam essa didática na escola, tente não optar pelo “lá é assim, vou fazer aqui também”. No meu teórico por exemplo, a rotatividade de aulas era total, raramente tínhamos matérias em “standby” até finalizarmos as mais trabalhosas, ou seja, cada escola tem sim seu método, mas o sucesso dele depende de vários fatores e não apenas da distribuição das matérias na grade.

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)