Duvida – Qual o momento certo de fazer o CMA?

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:

Duvida

Boa tarde Sales, pelo que sei, o exame do CMA tem validade de 5 anos para pilotos com menos de 40 anos, existe um tempo de 2 anos para terminar com o curso de PP e caso não termine tem que fazer novamente a prova da ANAC, caso esteja errado nas afirmações anteriores me corrija por favor.

Gostaria de garantir a aprovação do CMA agora em 2013 e começar o curso de PP no começo de 2015 já com uma grana boa para as horas de voo e etc, é possível fazer isso, ou assim que receber o certificado de aprovação do CMA, tenho que começar o curso teórico imediatamente?

Aguardo retorno e muito obrigado pelo espaço para tirar as dúvidas.

Obs: Hoje minha saúde está tudo bem, mas não sei daqui a 2 anos, então quero garantir a aprovação.

Att.

Fernando Filho.

Nossa resposta

Indo direto ao ponto: as afirmações do primeiro parágrafo estão corretas, e não, quando conseguir o CMA não é necessário começar imediatamente as aulas de voo, poderá sim seguir com o seu planejamento citado, mas não recomendo este e irei explicar adiante o motivo. Esse tópico abre a questão do momento certo para se fazer o CMA, tema no qual muitas outras dúvidas que recebo também se encaixam.

O recomendado por muitas pessoas é fazer o CMA quando se está no 2ª mês de curso teórico (no meio, vendo que dura 4 meses). Deste modo, por já estar no meio do teórico, a pessoa já deverá saber se irá seguir em frente ou se irá desistir, caso desista irá economizar o pagamento do CMA e a mensalidade dos outros dois meses de cursos. Cito novamente que a desistência é sim muito comum, salas começam com 40, 50 alunos e acabam apenas com 10 ou 15. Caso a pessoa siga com sua formação, ela estará a apenas 2 meses de acabar o teórico e iniciar o prático, ou seja, não irá gastar a validade do CMA por muito tempo. Se o candidato infelizmente for reprovado no CMA, poderá desistir do teórico e economizar a mensalidade dos dois meses que faltariam. Assim, em diversas situações, este 2ª mês do teórico se mostra o mais apropriado para se tirar o CMA levando em conta as possibilidades.

Fogem dessa regra as pessoas que tem algum problema de saúde e não estão totalmente certas se serão aprovadas no CMA, neste caso é aconselhável que estas façam o exame semanas antes de iniciar o curso teórico e pagar a primeira mensalidade.

Estando explicado isso vamos ao caso da duvida de hoje, nosso amigo Fernando citou que deseja fazer o CMA o quanto antes para garantir a sua validade desde já, e durante esta, fazer o prático de PP. Os pontos a abordar são:

Você citou que seu receio é sua saúde estar prejudicada daqui a 2 anos (quando iniciaria o prático), mas e como ficaria a renovação desse CMA? Saiba que mesmo após checado você terá de renová-lo. Se você de fato tem esse receio recomendo fazer o CMA em uma data mais próxima das suas aulas práticas, pois se sua saúde for se deteriorar a ponto de ser reprovado, é melhor ser reprovado antes de gastar 15 mil reais em aulas práticas de PP.

Outro detalhe é que no caso do Piloto Privado o CMA utilizado é o de 2ª classe, e se você desejar seguir com a formação de Piloto Comercial, terá de fazer o CMA de 1ª classe, que é mais regido em sua avaliação e tem de ser feito todo o ano, assim novamente caímos no caso de “e se minha saúde mudar?”, se você teme não estar apto para uma possível renovação do CMA de 2ª classe, no caso do CMA de 1ª classe essa situação estará ainda mais delicada.

Portanto recomendo não fazer o CMA agora, anos antes do prático, e sim apenas alguns meses antes de iniciar este, mesmo que seja antes do curso teórico como citado anteriormente, deste modo você poderá prever mais fielmente a sua saúde naquela ocasião e se for reprovado por algum motivo, pelo menos não terá gastado todo o capital que economizou para o curso teórico e prático de PP.

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)