Embraer modernizará aeronaves E-99 da FAB

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa sexta-feira (18), a Força Aérea Brasileira anunciou que a Embraer modernizará cinco aeronaves Embraer 145 AEW&C, atuantes na vigilância das fronteiras do país, designadas como E-99 na FAB.

O investimento previsto na modernização é de R$ 430 milhões. Vale lembrar que a FAB possui outras três aeronaves Embraer 145, porém da versão RS/AGS (Sensoriamento Remoto), designadas como R-99.

Os sistemas que serão atualizados serão os de guerra eletrônica, de comando e controle, de contra-medidas e de radar de vigilância aérea das aeronaves AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle).

Além da modernização dos sistemas citados, a Aeronáutica também adquiriu seis estações de planejamento e análise de missão utilizadas para treinamento das tripulações.

“Esta modernização permitirá à FAB continuar operando com excelência um importante vetor de defesa aérea nacional. O E-99 desempenha um papel estratégico dentro da FAB no controle do espaço aéreo e das fronteiras do País”, disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.

“Ao longo da última década, a Força Aérea comprovou o alto valor destas aeronaves de Controle e Alarme em Voo para o cumprimento da sua missão”, disse o Brigadeiro do Ar Carlos Baptista de Almeida Junior, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB.

“Mantê-las atualizadas e ampliar sua capacidade operacional é a certeza de que continuarão contribuindo decisivamente para a eficiência da Força Aérea Brasileira”, completou o brigadeiro.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Agência Força Aérea

Renato Cobel
Redes