ESAC – Escola Superior de Aviação Civil

Reportado por Renato Cobel na frequência Artigos, Renato Cobel

Localizada em Campina Grande – PB, a ESAC – Escola Superior de Aviação Civil oferece o curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas. Pioneira no nordeste, a faculdade iniciou suas atividades em 2009. Fruto da visão empreendedora de Dalton Gadelha, empresário apaixonado por aviação que investe fortemente no desenvolvimento do Estado da Paraíba.

O curso é autorizado e reconhecido pelo MEC e tem duração de 6 semestres (3 anos), com as aulas ocorrendo no período noturno. Ao final do curso, o aluno poderá sair com PP/PC/Multi-IFR, garantindo que ele esteja realmente preparado para o mercado, atuando como piloto ou profissional na área de aviação civil.

Para conhecer a grade curricular do curso, confira esta página.

A ESAC têm alunos de diversas partes do nordeste, como Recife-PE, Natal-RN, Maceió-AL e Fortaleza-CE.

O curso possui uma escola de aviação ligada a ele, homologada pela ANAC. Ao final do primeiro semestre, o aluno tem conhecimentos equivalentes ao PP-teórico, e o PC-teórico é finalizado após o 4o semestre do curso. A escola prática de aviação fica sediada no Aeródromo João Suassuna, em Campina Grande (SBKG).

Para se candidatar a vaga no vestibular, o aluno não precisa ter conhecimentos técnicos ou horas práticas de aeroclube. Os requisitos são os mesmos solicitados para qualquer curso superior.

O curso de bacharelado em Ciências Aeronáuticas pode ser financiado através do FIES, tendo o aluno, assegurado o direito de financiamento para o primeiro semestre do próximo ano (2014.1), uma conquista muito interessante da faculdade, que pode ajudar muitos candidatos a ingressar em uma faculdade de aviação. O aluno também pode ter seu curso pago pelo ProUni (exceto horas práticas de voo), basta ser elegível ao programa do governo federal.

Após a finalização do curso, o aluno ainda tem um período de mais dois anos para poder fazer a parte prática do curso. Não é obrigatório que você faça seus voos na ESAC, uma parte dos alunos opta por voar em outras regiões do país e as escolas de SP são a escolha mais comum.

Ao final do curso, o aluno pode estar habilitado a trabalhar como piloto, dependendo somente do seu plano de formação prática.

A ESAC também oferece desconto de 35% (do salário mínimo vigente) a quem tenha interesse em fazer monitoria ou pesquisa. Tudo isso para facilitar a vida financeira do aluno, e nós sabemos que quando se trata de aviação, qualquer desconto é mais que bem vindo.

Estrutura

A estrutura física da faculdade é um show a parte. A faculdade possui estrutura completa para as aulas teóricas e práticas, com laboratórios, simulador de voo e aeronaves.

Biblioteca

A biblioteca da ESAC é o sonho de todo aviador. Possui livros técnicos, manuais, revistas e cartas aeronáuticas. Publicações nacionais e internacionais.

Laboratório Técnico

Onde os alunos terão contato com partes e componentes de aeronaves. Lá são encontradas peças de aeronaves, motores e suas partes, fuselagens e superfícies de comando.

Laboratório de Informática

Destinado às aulas práticas da disciplina de Introdução à Informática e as aulas de Fraseologia Aeronáutica e Tráfego Aéreo Internacional, onde os alunos treinam as comunicações entre as aeronaves e os órgãos de controle, assegurando a uniformidade das comunicações radiotelefônicas, reduzindo ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens, proporcionando autorizações claras e concisas.

Aqui vale ressaltar que, como profissional de TI, a primeira coisa que fui verificar foi a configuração das máquinas e instalação da rede. O parque de máquinas deles é de última geração, bem estruturado e bem planejado. O que garante que você não perca tempo de aprendizado com máquinas obsoletas que não atendem a necessidade de agilidade no ensino, coisa muito comum na maioria das universidades do país.

Laboratório de Física

O laboratório de Física é utilizado na complementação das aulas teóricas e nas aulas práticas do curso de Ciências Aeronáuticas, nas disciplinas Física I, II e III.

O laboratório possui os seguintes equipamentos:

  • Plano inclinado com sensores e software
  • Software para aquisição de dados e interface- cide pela b
  • Eq802-aparelho rotacional p/computador sem sensor e software
  • Conjunto p/ lançamento com cronometro micro controlado
  • Plataforma giratória (disco rotatório de prandtl)
  • Conjunto de mecânica estática
  • Sensor de força 10 n
  • Conjunto hidrostático
  • Prensa hidráulica manômetro para demonstração
  • Conjunto pressão atmosférica
  • Conjunto demonstrativo dos meios de propagação do calor
  • Conjunto digital com cubo de radiação (Leslie)
  • Barômetro de Torricelli com painel metálico
  • Unidade geradora de fluxo de ar (silencioso)
  • Mangueira para unidade geradora de fluxo de ar

 Sala Operacional

  • 9 computadores, sendo 8 com os programas do e-Fly mais os programas e links da aviação e 1 computador que compõe o CBT do Garmin 1000 do C-172.
  • Possui, ainda, internet com acesso a vários sites específicos da aviação, o que permite ao aluno planejar um voo com todas as informações necessárias (meteorológicas, aeroportuárias, de rota, etc.).

 Simulador

MODELO AATD (Advanced Aviation Training Device) da SBPA Simulations & Technologies.

Aeronaves

  • 1 Cessna 150
  • 1 Cessna 172, equipado com Garmin 1000
  • 1 Bimotor Twin Comanche

O curso ainda está comprando mais aeronaves.

A ESAC é uma faculdade diferenciada, o clima entre os alunos e o corpo docente é de muito companheirismo, amizade e respeito. A estrutura é de primeira e você poderá contar com profissionais gabaritados e atuantes no mercado. É sem dúvida uma ótima faculdade para você ter uma formação de qualidade. Pesquise, compare, e faça a melhor escolha para você.

Para maiores informações sobre o curso, como valores e outras dúvidas, entre em contato:

Coordenador: Juliano Jonathan Brandt de Oliveira
Email: ciencias.aero@cesed.br
Telefone: (83) 2101-8100

E para ficar sempre atualizado:

Site: www.cesed.br
Facebook: Facebook – ESAC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Renato Cobel

Host e editor do CP Cast.
  • Lauro Lukas

    Essa é a nossa Facul… Tenho Orgulho de fazer parte desse time de futuros aviadores, formados no Nordeste, vale salientar…