“Everybody hates ANAC” | Minha Proa: 061

posted in: Artigos, Minha Proa | 2

Reclamar é um costume natural do ser humano, mas com o advento da internet, as proporções dessa prática ganharam uma nova escala.

Se você checar a timeline de sua rede social favorita, você vai perceber como as reclamações estão presentes nas atualizações de seus amigos – sejam relacionadas ao trabalho, vida pessoal, ou situação de nosso país.

Quando focamos essa análise em nosso grupo, a aviação, a situação não é diferente. Dentre os alvos mais comuns está a nossa agência reguladora, a ANAC, que através de seus regulamentos, procedimentos e gerência, por vezes deixam insatisfeitos aqueles que dependem e são diretamente afetados por ela.

Assim como eu via outras pessoas da aviação fazendo o mesmo, por um bom tempo eu também fiz parte desse grupo que reclama gratuitamente de nossa agência. Não quero dizer que as críticas não tinham fundamento, mas sim que eram gratuitas em relação ao papel e efeito delas.

Uma pessoa via uma notícia sobre um motorista bêbado, e logo a compartilhava citando que a gerência da ANAC deve estar no mesmo nível. Outra pessoa via uma foto de uma celebridade tropeçando, e colocava o logotipo da ANAC no lugar do rosto dela, para ironizá-la de algum modo. E como a insatisfação perante nossa agência é compartilhada por muitos, materiais como esses recebiam risos, curtidas, e compartilhamentos aos montes.

Como citado, eu também já fiz parte desse grupo, e como só via apoio nos comentários e outras pessoas fazendo o mesmo, eu não via motivos do por que isso seria algo errado… Até que um conselheiro apareceu.

Meu amigo Yuri Silva me perguntou algo óbvio, mas que até então eu não havia considerado: “Que efeito sua crítica está fazendo para mudar a situação?”

Com a argumentação que veio a seguir, ele deixou claro que não queria que eu me auto censurasse ou algo do gênero, mas sim que fizesse críticas construtivas, ou algum conteúdo que de fato pudesse mudar aquele fator que estava sendo alvo da minha reclamação.

Depois de concordar e agradecê-lo por ter aberto meus olhos perante esse detalhe óbvio, porém oculto, comecei a colocar em prática esse gênero de crítica mais consciente e construtiva, que possui dois objetivos primários.

O primeiro é fazer com que os milhares de fãs que nos acompanham tomem esse gênero de abordagem como algo padrão, e que passem a também formar críticas construtivas ao invés de reclamações gratuitas – seja sobre a ANAC, ou qualquer outro tópico, dentro ou fora da aviação.

O segundo objetivo é a possibilidade de que alguma dessas soluções, sobre qualquer problema da aviação, realmente faça efeito se chegar na pessoa certa, o que também não é algo totalmente improvável levando em conta como é pequeno o mundo na aviação, onde todos conhecem todos.

Depois que comecei com essa padronização, passei a enxergar com outros olhos os problemas e possíveis soluções, bem como humanizar a figura das pessoas que estão administrando toda essa situação.

Procure fazer o mesmo, e veja como juntos poderemos evoluir para um flight level superior.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)