Formação de Piloto Comercial nos EUA 02

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Formação de Piloto Comercial nos EUA 02
Texto: Pedro Santos – Vitrine: Eduardo Godoi

Saudações leitores do CP,

Meu nome e Roger Marcellus e esta é a coluna Formação de PC nos EUA.

A decisão de voar nos EUA foi meio que improvisada, tinha acabado de sair de uma grande empresa aérea nacional, tinha dinheiro no bolso e uma passagem cortesia para Orlando, em um voo direto da empresa que eu antigamente trabalhava.

Vim para os EUA meio que de férias, ficaria uns três meses, voltaria para o Brasil e iria para Londrina para começar a voar por lá. Isso tudo aconteceu há 13 meses. Cheguei nos EUA no dia 20 de abril de 2012, e por aqui fiquei.

No meio do ano decidi que ao invés de ficar por aqui sem fazer nada, eu iria tirar meu PP e voltar para o Brasil para tirar o PC/IFR/MLTE. Procurei varias escolas de aviação na região que eu estou, encontrei algumas, das quais uma me chamou a atenção por ser uma escola quase que familiar.

Conversei com o instrutor que estava por lá e ele me disse que a escola, por enquanto, estava homologada somente para a Part 61, mas que ele acreditava que era a melhor Part para se escolher. Não entendi muito bem mas como o curso era muito bem estruturado, usando o Jeppesen Syllabuscom todas as informações sobre as lições e tudo mais decidi que seria bom para mim.

Em outubro, depois de checar o PPL, iniciei os voos do IFR (primeiro passo para o PCL), a primeira coisa que meu instrutor, já era outro, me perguntou foi: “ What Part are you?” Qual regulamentação voce se enquadra, seria a tradução livre para isso.

Nos EUA existem 1399 Parts, conhecidas como FAR (Federal AviationRegulation) e estão agrupadas em cinco capítulos, esses capítulos são agrupados em cinco volumes e esses volumes fazem parte da Seção 14 doCodes of Federal Regulations. As FAR’s são equivalentes ao nosso RBAC.

Essas FAR’s ditam as regras para toda a aviação, desde a aviação esportiva ate a exploração do espaço. Dentro das 1399 FAR’s, duas devem ser estudadas primeiro pelos aspirantes a piloto. lembrando que o livro com asFAR’s deve sempre ser levado com o piloto no checkride e sempre que possível o mesmo devera carrega-lo, pois a qualquer momento alguem doFAA pode questionar alguma atitude que você tomou e se você tiver com sua cópia da FAR, e obiviamente conhecer as regras que lá estão, você pode evitar de ter sua licença suspensa.

Hoje eu vou falar de duas Parts, sao as duas mais importantes, pois uma das duas sera a escolha do asipirante a piloto de como seu treinamentosera feito. A primeira e a PART 61—CERTIFICATION: PILOTS, FLIGHTINSTRUCTORS, AND GROUND INSTRUCTORS. Ela e uma legislação mais antiga, porem ainda e muito utilizada no treinamento de pilotos, eu, por exemplo, utilizei a Part 61 no meu PPL. Ela permite que o aluno tenha um treinamento mais flexível e da ao instrutor poderes para ministrar a lição Xou Y em um determinado momento.

Ou seja, se durante seu treinamento a lição que você terá que cumprir for pousos com ventos cruzados, e no dia em questão os ventos estão a zero ou alinhados na pista, na Part 61 o instrutor pode escolher fazer outra coisa e retornar a esta lição em uma outra oportunidade.

Outra boa oportunidade que somente a Part 61 ira lhe proporcionar e a possibilidade de trocar de instrutor a qualquer momento. Diferentemente do Brasil onde o treinamento de voo e dado por vários instrutores do aeroclube, nos EUA o instrutor que te deu a primeira aula será aquele que ira te liberar para o solo e depois para o checkride.

No meu caso eu não estava tendo progresso no voo lição 10 – Pousos. Sempre chegava fora da rampa, depois de cinco ou seis voos na mesma lição eu já me sentia frustrado, meu instrutor já se sentia frustrado, decidi então trocar de instrutor. Esse novo instrutor me acompanhou da hora 15 até agora. O único ponto negativo desta Part para a formação de PPL é que mais horas são necessárias, e para estudantes do IFR, PC, MLTE menos horas de simulador são autorizadas.

Para os aspirantes a piloto que tem maior disponibilidade e que gostariam de economizar horas, existe uma outra FAR que pode ajudar,PART 141—PILOT SCHOOLS. Essa FAR e a favorita das grandes escolas de aviação que aceitam alunos estrangeiros, muitas delas na Florida.

E um treinamento mais rápido, muito bem estruturado e que permite ao piloto alcançar sua formação com menos horas de voo e mais horas de simulador. O problema com essa FAR e que o seu instrutor será designado pela escola, gostando você dele ou não. Você terá que realizar testes a cada etapa e você recebera nota, ou seja, sem progressão, você ira fazer uma prova se passar muito bem se não terá que fazer o voo de teste novamente.

Eu fiz um para o meu IFR Stage I check. O dia estava lindo, típico inverno na costa leste americana, a temperatura era -3º C, os ventos nasurperficie 15kts, os ventos a 3 mil pes 35kts. MNos fariamos naquela manha Timed Turns simulando uma falha no Heading Indicartor a noattitide Indicartor.Praticamente ninguém teve a experiencia de voar por essa região, então irei descrever os ventos em poucas palavras: Rajadas Constantes de Varias Direções. Reprovei no exame e com isso se foram 2.5 horas sem progresso. Se estivesse na Part 61, esse voo nunca teria ocorrido.

Concluindo, quando você vem voar nos EUA, seja PPL ou PCL, você devera escolher uma regulamentação para seguir. Eu recomendo que a partir do momento em que você começou com uma FAR, você siga com aquela FARate o fim. Eu já fiz minha escolha e apos aquele Stage check eu voltei a Part 61, se fosse o contrario, eu acredito que seria bem mais complicado ir da 61 para a 141. A escolha de qual Parte você deve escolher e pessoal, escolha com sabedoria. Na próxima semana, contarei mais sobre a experiencia de voar nos EUA.

Até semana que vem e qualquer duvida pode perguntar.

Fly Smart, fly safe, fly back home.

Renato Cobel
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