Formação de Piloto Comercial nos EUA 05

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Formação de Piloto Comercial nos EUA 05
Texto: Roger Marcellus – Vitrine: Eduardo Godoi

Saudações leitores do CP,

Meu nome e Roger Marcellus e esta é a coluna Formação de PC nos EUA.

Hoje completamos um mês da coluna, vou atender a pedidos que recebi por e-mail nas últimas semanas. Voar nos Estados Unidos tem muitas vantagens, a instrução é um pouco mais barata e a infra-estrutura é extremamente superior a encontrada no Brasil.

A quantidade de aeroportos é infinitamente maior e o acesso a informação deles também, não podemos esquecer que também existem as facilidades como enviar plano de voo pelo iPhone e verificar o tempo por telefone.Entretanto uma coisa é constante tanto em nosso Brasil brasileiro quanto na terra do Tio Sam: A escolha da escola/aeroclube.

Focando nos Estados Unidos, o processo de escolha deve começar com a decisão de voar fora do Brasil. Quando você decidir que gostaria de voar fora do Brasil, o próximo passo é escolher o país que você irá estudar e ai sim inciar a busca de uma escola. Quando você escolhe os EUA para voar, o número de opções é extremamente grande.

Você irá encontrar escolas super estruturadas em que as aulas de voo serão em sua maioria em aeronaves Multimotoras, e você também irá encontrar escolas mais familiares em que você ainda vai receber um toque mais pessoal. Você também tem a possibilidade de escolher a escola pelo equipamento que poderá ser utilizado, lembrando que o treinador mais comum por aqui é o Cessna 172.

Existem alguns recursos para te ajudar a escolher a escola de voo por aqui, no site da Cessna, por exemplo, existe uma lista de escolas que são classificadas como Cessna Pilot Center, é uma boa referência para começar. Quando digo para começar é porquê nem todo centro é homologado para receber alunos estrangeiros.

Aqui nos Estados Unidos existem regras e regulamentos para a aceitação de alunos de outros países, mesmo que estes alunos sejam residentes legais no país.

Digamos que você escolheu a escola, verificou e ela fornece treinamento para estrangeiros, o próximo passo seria o visto de entrada. Para entrar nos EUA com o propósito de fazer o curso de piloto comercial, é necessário um visto de estudante da categoria F ou M.

A diferença entre as duas deve ser observada, o primeiro visto permite que você faça o curso de IFR/CPL/MLTE (PC/IFR/Multi) e depois os cursos de CFI, CFII e MEI (INVA, Instrutor de IFR, Instrutor de Multi) com a vantagem de poder trabalhar como CFI depois de formado.

Já o segundo tipo de visto te permite estudar e quando você terminar os estudos você deve voltar ao seu país de origem, ficando impossibilitado qualquer tipo de trabalho por aqui.

Lembrando que se você tiver o passaporte que isenta o visto de entrada nos EUA (italiano, espanhol, francês, etc…) o visto será necessário do mesmo jeito. Você deve também saber que no processo de autorização do TSA (Transportation Security Administration) você deverá provar seu status legal no país.

Você de estar perguntando “Como eu consigo esse visto?”, minha resposta será breve, Google. Brincadeira. A escola que você escolheu deve ser apta a fornecer os formulários para solicitação do visto F1 ou M1. Agora se você está na Universidade ou fazendo algum intercâmbio, nesse caso seu visto já estará concedido.

A escolha da escola é uma opção pessoal, eu escolhi a escola no Potomac Airfield por ela ser mais familiar e ter um toque personalizado. O próprio dono da escola está por lá sempre e conhece todos os alunos e pilotos pelo nome. Eu acho isso muito legal. Escolhi essa escola também pela localização.

Voar com céu CAVOK todo tempo fica fácil, por esse motivo decidi fugir das escolas da Flórida e Califórnia, lembrando que isso foi uma escolha pessoal minha eme custou caro pois no último mês de inverno e no primeiro do outono o vento tornou quase impossível o voo partindo do Potomac, mesmo assim a experiência que adquiri voando em condições adversas é incomensurável. Tive encontro com gelo, ventos cruzados, windshear (tesoura de vento) e outros fenômenos que não acontecem em outros lugares mais favoráveis ao voo.

Aprendi uma coisa com minha experiência, escolha bem seu instrutor pois você passará muito tempo ao lado dele. Das minhas horas de voo com instrutor, cerca de 90 por cento foram com o mesmo instrutor, isso porque quando você começa a voar você será designado a um instrutor principal e um instrutor secundário.

Um último lembrete, por aqui o valor da hora pode ser mostrado de duas maneiras, ‘dry’ ou ‘wet’. No caso da hora ‘dry’, o valor é somente o aluguel da aeronave, você deverá pagar pelo combustível também. Já a hora ‘wet’ o valor do combustível já está incluso. Nos dois casos você deverá pagar pela hora do instrutor também. Pense nisso antes de vir pra cá, tenha certeza de que é isso que você quer pois o investimento é alto, mas na minha opinião vale muito a pena.

Caros espero ter esclarecido todas as dúvidas de como escolher uma escola de aviação nos Estados Unidos, qualquer dúvida pode perguntar.

Até semana que vem

“Fly Smart, Fly Safe and Fly back home”.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com

Renato Cobel
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