Formação de Piloto Comercial nos EUA 14

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Saudações leitores do Canal Piloto.

Meu nome é Roger Marcellus e essa é a coluna Formação de Piloto Comercial nos EUA.

Semana passada, relatei brevemente sobre a trajetória de um recém formado por aqui, recebi vários e-mails perguntando mais detalhes sobre esse assunto portanto  hoje eu gostaria de falar sobre a pós formação do piloto comercial aqui nos EUA.

Após sofrer e pagar sua formação, você finalmente recebe o tão sonhado certificado de piloto comercial. Você comemora, fica feliz e depois pensa, e agora? Talvez uma das decisões mais complicadas para quem voa por aqui é justamente qual trilha seguir.

Após o acidente da Colgan Air em Nova York, o governo endureceu os requisitos para pilotos da aviação regional, antes você (cidadão americano ou portador do Green Card) poderia arrumar uma colocação como First Officer com 250 horas.  Porém esse limite subiu para 1500 horas. Como atingir esse número de horas?

As opções são muitas, como por exemplo, continuar pagando pelas horas, trabalhar como instrutor ou, finalmente, voar fora dos Estados Unidos.

Continuar voando é sempre uma boa ideia, muitas vezes você consegue uma carona com algum piloto, como safety pilot. O safety pilot irá auxiliar o pilot flying que estará com a visão restringida para efetuar algum procedimento. As FAR’s exigem que o piloto que tenha habilitação IFR realize uma série de aproximações e esperas para manter a licença IFR válida.

Para efetuar esses procedimentos usando o Hood (equivalente a capota) um safety pilot deve estar presente. A boa parte disso é que os dois pilotos acumulam a hora voada. Eu fiz um ou dois vôos como safety pilot, acumulei algumas horas no meu Log e conheci novos aeroportos.

Existem sites especializados em colocar os pilotos em contato com os safety pilots, custa um pouco mas é uma opção. Outra opção é fazer traslado de aeronaves, eu nunca fiz isso porém tenho muita vontade de fazer algum dia. Geralmente o piloto não é pago mas as despesas de deslocamento e hospedagem (quando necessário) é pago pelo dono da aeronave.

Um pouco mais complicado é conseguir emprego como instrutor. Eu digo que é mais complicado pois existem leis trabalhistas e de imigração que proíbem qualquer um de aceitar emprego por aqui. Sem o tipo de visto certo você não conseguirá trabalho como CFI.

Para estudantes internacionais que entram nos EUA com um visto de estudo, somente o portador do visto F1 poderá trabalhar após ter completado sua formação, esse autorização chama-se OPT e atualmente somente cinco escolas de aviação nos EUA fornecem o visto F1 e posteriormente o OPT.

O grande problema dessas escolas é o preço.

Eu fui visitar algumas delas pessoalmente e digo que o valor da formação nessas escolas é quase o dobro que a formação no Brasil. É para se pensar, e bastante. O preço deve ser levado em conta durante o processo de escolha de uma escola de aviação. E lembre-se existem muitas outras opções e mesmo que o fator dinheiro é extremamente importante para mim, pode não ser para você.

Outra opção que esta disponível para os recém formados é voar em empresas que não exigem muitas horas dos pilotos, o problema é que a maioria delas estão localizadas na Ásia. Procurando na internet você consegue encontrar empresas que procuram desesperadamente por pilotos para seus RJ’s da vida.

O pagamento não é ruim e você terá a possibilidade de acumular muitas horas, muito rápido. Só devemos ter cuidado para não entram em algum esquema e ir para o Vietnã para voar um CRJ e acabar chegando lá e perdendo um rim, fígado e por ai vai. Outra opção é voltar pra o Brasil e tentar a sorte, nunca se sabe.

Portanto devemos ter muito cuidado no planejamento de nossa carreira. Um passo errado e podemos acabar falidos e sem emprego. Quando consideramos voar em um país estranho, devemos lembrar que gastaremos também com moradia, transporte e muitas (MUITAS) outras coisas que podem acabar encarecendo ainda mias a formação.

Por isso planeje bem, informe-se sobre tudo, se possível visite as escolas de aviação (como eu fiz, de surpresa) e pense bem, pois como já falei pode ser uma decisão que vai te levar ao sucesso profissional ou a falência. 

Por hoje é só, semana que vem iremos comentar sobre as especulações do caso Asiana 214.

Bons voos a todos.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com
Twitter:@rmarcellus

Renato Cobel
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