Formação de Piloto Comercial nos EUA 15

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Saudações leitores do Canal Piloto,

Meu nome é Roger e essa é coluna Formação de Piloto Comercial nos Estados Unidos.

Aqui nos EUA nos temos acesso a notícias praticamente ao mesmo tempo em que as mesmas acontecem. Lembro que no dia do acidente do voo Asiana 214 eu estava trabalhando normalmente quando recebi a notícia que uma aeronave modelo Boeing 777 havia caído em San Francisco.

Menos de meia hora depois já havia um vídeo com as primeiras imagens do acidente e claro os “especialistas” em aviação, que já tinham a investigação feita só de olhar os destroços da aeronave, já estavam na imprensa. O serviço da imprensa é indispensável mas até que ponto isso pode beneficiar ou prejudicar a aviação?

Hoje gostaria de falar sobre o que saiu na imprensa, os efeitos que as notícias tem e os medos dos futuros PCs.

Tivemos aqui muitas notícias sobre esse acidente, a grande maioria delas foram equivocadas. Como em todo acidente a imprensa aponta as causas do acidente antes mesmo dos responsáveis pela investigação chegarem ao local. No caminho de casa recebi mais notícias sobre o ocorrido, uma delas me deixou bastante preocupado: O motivo da queda seria uma colisão com uma aeronave Cessna 172 que cruzou a final do aeroporto.

Em um primeiro momento todos pensam que isso é uma coisa impossível de acontecer, porém rapidamente lembramos dos casos PSA 182 e AMX 498  e ficamos com muito medo de que mais uma vez o congestionado espaço aéreo da Califórnia foi o cenário de um acidente.

O fato foi desmentido pelo FAA, dizendo que não existia nenhuma aeronave da aviação geral no espaço aéreo classe B naquele dia. Logo em seguida foi citado a probabilidade do 777 ter pousado em uma aeronave da geral. Novamente foi desmentido, dessa vez por testemunhas da queda.

Na segunda-feira lembro que finalmente ouvi uma notícia que poderia trazer mais segurança para nossa tão amada aviação. Os pilotos da aeronave poderiam ter sofrido os efeitos de um ofuscamento causados por uma luz externa que foi apontada para a aeronave. Em outras palavras o velho conhecido laser verde poderia ter causado um acidente na aviação comercial.

Nesse momento diversos pilotos foram a imprensa reclamar dos malditos laseres. Nesse momento discute-se uma forma de remediar esse problema que está cada vez mais trazendo prejuízo para nossa atividade.

Se você está lendo isso e gosta de apontar laser para aeronaves, saiba que você pode causar um acidente sério, matando muita gente. Finalmente alguém parece estar ouvindo as reclamações dos pilotos.

Na mesma semana a imprensa deu outra versão para o acidente, confesso que essa versão realmente me assustou, a imprensa estava culpando a tripulação que não possuía experiência suficiente na aeronave.

Um dos membros da tripulação estava em um voo de instrução no tipo, logo foi iniciada a discussão que nenhum piloto com pouca experiência deveria assumir o posto de tripulante de uma aeronave comercial. Agora eu pergunto se você não pode ser tripulante por não ter horas de voo no tipo, como você iria acumular essas horas?

O piloto que estava em instrução possui mais de 10 mil horas de voo (CNN, 12 julho de 2013) e estava iniciando sua carreira no 777. Lembre que o departamento de transportes dos EUA exige que os pilotos operando em linhas comerciais tenha mais de 2500 horas de voo (após o acidente da Colgan Air), agora só falta a exigência subir para 2500 horas no tipo.

Infelizmente acidentes acontecem na aviação, devemos aprender com eles e modificar o que tem que ser modificado para melhorar as margens de segurança da atividade.

Porém não devemos exagerar nas medidas corretivas, pois se o que algumas autoridades estão pedindo, a formação de pilotos, que hoje já é bem difícil, será ainda mais complicada pois seriam exigidas horas em uma aeronave específica, ou seja suas 150 horas no C152 iriam habilitar você somente para o C152, parece absurdo não é mesmo?

Mas infelizmente parece que é isso que alguns legisladores querem, legisladores esses que não sabem nada de aviação e pensam que a a quantidade de horas de voo é a única forma de medir a habilidade de um piloto. E vocês aviadores e futuros aviadores do Brasil, o que pensam sobre isso? 

Até semana que vem.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com
Twitter:@rmarcellus

Renato Cobel
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