Formação de Piloto Comercial nos EUA 16

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Saudações leitores do Canal Piloto,

Meu nome é Roger Marcellus e essa é a coluna Formação de PC nos EUA.

Primeiramente gostaria de me desculpar pela ausência nessas semanas, estou estudando para o teste de conhecimento ou exame escrito.

Gostaria de falar hoje sobre o processo de check por aqui. Não importa onde você voa, o checkride é um passo necessário, pode ser Brasil, EUA, Canadá etc. Por aqui nós dividimos essa etapa em três estágios, teste escrito ou teste de conhecimento, teste oral e o voo de check. Esses três estágios combinados formam o processo de certificação dos pilotos formados pelo FAA.

Antes de você concluir os últimos estágios do treinamento, você irá receber a autorização para realizar os teste escrito. Diferentemente da ANAC, é muito fácil marcar o teste sendo que em alguns lugares você nem mesmo tem que marcar.

No dia do teste você irá entrar em uma sala que é monitorada por câmeras, clica em iniciar teste e você tem duas horas e trinta minutos para finalizar as 60 questões.

No Brasil as questões são divididas por matérias, aqui são 60 questões misturadas. Teoricamente você pode acabar recebendo 60 questões sobre meteorologia e você pode receber a mesma questão duas vezes (aconteceu comigo no PP).

Você deve acertar 70% para ser aprovado, no fim do teste um reporte é impresso mostrando quais foram os temas que você errou. Esse reporte deve ser levado com você (não pode perder) para o checkride.

Passado a pressão do teste escrito, o candidato irá enfrentar dois exames em um dia, sendo o primeiro deles o exame oral. Nesse fase o examinador do FAA irá te fazer uma série de perguntas em um bate-papo que demora mais ou menos 2 horas.

Nesse tempo prepare-se pois você será bombardeado com questões de todos os tipos, e obviamente se você não souber responder, você falhou e perdeu 450 dólares (taxa para voo de check).

O examinador irá fazer perguntas especialmente sobre a aeronave nos itens manutenção, navegação e conhecimento das FARs. Esse teste é, na minha opinião, a parte mais difícil do voo de check. Ele também vai pedir para ver os livros da aeronave com todos os registros e seu logbook.

Finalmente, o voo de check. Esse voo só irá acontecer caso você tenha sido aprovado nos outros dois exames. Esse voo é bem simples, você irá fazer todas as manobras solicitadas por ele. No caso do PP ele foi legal comigo e pediu para escolher qual manobra eu queria fazer, S sobre estrada ou curvas entorno de um ponto.

Escolhi a segunda pois era a manobra que eu tinha mais facilidade em fazer. Ele pediu ainda Stall completo com motor, sem motor, slow flight, curvas usando a bússola, painel parcial, voo retangular, pouso normal, decolagem normal, pouso e decolagem soft field, pouso e decolagem em pista curta, uma navegação simples e claro uma emergência. Nada que eu nunca tivesse feito durante a instrução.

Resumindo, o voo de check é algo bem cansativo. Lembro que não consegui dormir no dia anterior, e no dia do checkride do PP quase perdi a hora.

No dia do teste escrito, eu levei meu computador de voo digital (permitido em teste), o clássico E6B, lápis, borracha e calculadora, porém nada disso foi utilizado. Preparação é tudo nesse momento, quanto mais preparado melhor será o resultado. Isso vale para tudo FAA, ANAC, EASA, JAA e por ai vai. 

Até semana que vem e bons voos.

Roger Marcellus
roger.marcellus@icloud.com
Twitter:@rmarcellus

Renato Cobel
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