Formação de Piloto Privado nos EUA 08

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  Saudações leitores do Canal Piloto,

  Eu sou Claudio Motta, essa é a Coluna de Formação nos EUA. Hoje vou relatar meu 7° voo, que foi a repetição do meu 6°, já que reprovei nos Steep Turns.

  Ao sair da escola, recebi uma ligação da minha mãe falando que ia se atrasar de 10 a 15 minutos. Levando em conta que o percurso da minha escola ao aeroporto leva em media 15 minutos e que eu deveria estar no aeroporto antes das 16:30, resolvi começar a caminhar, pois isso iria economizar no mínimo cinco minutos necessários somente para entrar e sair da minha escola, mais alguns minutos de caminhada…

  Lá fui eu, aproximadamente 22°C numa tarde de fevereiro com a mochila nas costas, headset e kneeboard na mão caminhando pelo acostamento. Dez minutos depois minha mãe apareceu e me levou pelo resto do caminho até o aeroporto. Ao chegar, Mike falou que faríamos steep turns, slow flights e stalls mais uma vez, por tanto, a única coisa nova (não relatada) seria os steep turns.

  Fui para a sala de planejamento de voo, chequei o TAF, anotei o ATIS e lá fomos nós para o pátio. Como o “019” estava um pouco longe, o Mike pediu para um aluno do CP que acabava de chegar de uma navegação que fosse conosco no carrinho de golf para trazê-lo de volta. Ao chegar, removi os calços, coloquei no bagageiro e iniciei o cockpit preparation:

  Pilot’s Handbook: Available
  Control Wheel Lock: Remove
  Ignition Switch: Off
  Avionics Power Switch: Off
  Master Switch: On
  Fuel Quantity: Check
  Low-Vacuum Light: On
  Avionics Cooling Fan: On
  Flaps: Down
  Master Switch: Off
  Static Pressure Alternate Valve: Off
  Fuel Selector: Both

  Após isso, o Mike entrou na aeronave para anotar a hora do Hobbs Meter no logbook da aeronave enquanto eu fazia o check externo. Tinha chovido mais cedo, então Mike falou para eu prestar um pouco mais de atenção na hora de drenar o combustível, mas não encontrei nenhum vestígio de água.

  Com o Preflight Inspection completo, ajudei o Mike a virar a aeronave, realizei o “Before Starting Engine Checklist”, o “Starting Engine Checklist”, chequei se a ATIS ainda era a mesma que tinha anotado a alguns minutos antes, e chamei o solo para taxi. 

  Com o taxi autorizado via D, A, até a cabeceira da 13, com cruzamento da 18 autorizado, comecei a movimentar a aeronave. Ao chegar à run-up area realizei o “Before Takeoff Checklist” enquanto o 757 da UPS fechava a porta de carga. Retornei à taxiway e chamei a torre para decolagem. O vento estava calmo e nossa decolagem para o setor norte foi autorizada imediatamente. Realizei a curva de 180° do eixo da taxiway ao eixo da pista e enchi a mão na manete. À 55kt puxei suavemente o manche e começamos a subir.

  Após 600′ iniciei curva à esquerda para o setor norte e, após afastar 10nm do aeroporto, mudei para a frequência livre, que nos EUA é 122.80 MHz, e iniciamos as manobras: Slow flight primeiro, seguido de stall com e sem motor.

  Em seguida realizamos as Steep turns, o Mike ressaltou o cuidado com a velocidade, pois a velocidade de stall aumenta de 44kt em voo nivelado para 52kt com 45° e para 62kt com 60°. Escolhi um ponto de referencia no horizonte e, baseado nele realizei duas pela esquerda e duas pela direita. Não tive grandes dificuldades por ser a segunda vez que fazia a manobra, por tanto fiz um bom trabalho. Após a 4ª steep turn, Mike falou que meu rendimento estava bem melhor comparado com a vez anterior, quando eu perdia altitude e fazia o roll-out cedo demais ou tarde demais. Como eu havia corrigido todos esses problemas, começamos o retorno ao aeródromo.

  Com 10nm no DME, chamei a Torre e fui instruído a chamar na two-mile base leg e assim o fiz, usando o lago como referencia. Ao chegar à base, o Mike falou que realizaríamos alguns TGL, então chamei a torre: “McAllen Tower, Cessna 019, left base leg, runway 13, for the option.” Após autorizado, realizei o primeiro pouso com a ajuda do Mike e os dois seguintes por conta própria. Não vou dizer que foram suaves, mas foram melhores que o anterior. Por tanto, saí no lucro.

  O ultimo pouso foi precedido pelo pouso de um MD-80 da American Airlines, portanto realizamos uma aproximação alta e um pouso após a 4ª touchdown mark para evitar a esteira de turbulência do mesmo. Fui instruído a livrar pela esquerda na 36 e taxiar pela mesma livrando na taxiway de preferência e mantendo a frequência.

  Após colocar a aeronave de frente para o hangar, Mike me informou que os mecânicos haviam modificado o “Securing Airplane Checklist” e que esse consistia em manter 1700RPM por 5 segundos, e em seguida reduzir para 1200, desligar os aviônicos e cortar a mistura. Calcei a aeronave, e fui para o prédio da McCreery. Fizemos o debriefing, e, com o logbook assinado, lá estava mais uma hora de voo. E a primeira pagina do logbook está completa, com 6.5h

  Glossario

  Slow Flight – Voo lento.
  CP (Commercial Pilot) – PC (Piloto Comercial).
  “Pilots… Both” – Preparação de cabine para o Preflight Inspection.
  2-mile base leg – Perna base para final de 2nm.
  TGL (Touch and Go Landing) – Toque e arremete.
  “… For the Option” – nos dá a opção de realizar um TGL, Go-Arround, Low approach, ou pouso final sem necessidade de informar à torre.

Renato Cobel
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