Formação de Piloto Privado nos EUA 03

posted in: Claudio Motta, Textos | 3

Saudações leitores do Canal Piloto,

Dando sequencia aos textos sobre formação nos EUA, hoje relatarei meu primeiro voo.

Com tudo já pronto para realizar a matrícula, marquei o voo para um sábado, às 11h da manhã, sendo assim o segundo voo do dia. A aeronave escolhida foi um Cessna 172P de registro N97019, e o dia estava perfeito.  Acordei às 6h, e antes das 7h já estava pronto, só esperando o tempo passar, e nessas horas é que parece que o relógio quebra.

Para passar o tempo dei uma lida no checklist, e uma estudada básica no manual da aeronave, e às 09h30min fui com meu pai ao aeroporto. Chegando lá, só me restava aguardar e olhar as aeronaves manobrando no pátio geral do aeroporto, horas dentro do terminal da McCreery, horas “pregado” na grade acompanhando de perto a movimentação.

Aproximadamente às 10h40min fomos até o front desk, para finalizar o processo da matrícula e realizar o pagamento, e durante esse processo reconheci o instrutor, que passava atrás da vidraça, aguardando a porta de acesso ao pátio destravar.

Após concluir a matricula e alugar o headset (a maioria dos alunos compra o seu, porém como era a primeira vez eu optei por alugar por cinco dollares naquele dia), fomos em direção à aeronave, parada à aproximadamente 30 metros da terminal, de frente a um hangar.

Ao chegar, ajudei o Mike a virar a aeronave e ele me mostrou como deveria realizar-se o check externo, e lá fomos nós. À medida que eu realizava o taxi, o instrutor ia fazendo algumas perguntas básicas, e explicando como seria o voo. Ao chegar ao ponto de espera, o instrutor solicitou autorização para decolagem para o setor Norte e realizou a decolagem.

Aproximadamente a 500 pés ainda sobre a pista, o instrutor me passou o controle da aeronave e informou para livrar o circuito com curva a direita como autorizado pela torre. Vendo que eu estava meio tenso, o instrutor “balançou” os pedais, e pediu pra eu sentir um pouco a aeronave, como ela reagia aos comandos, e assim eu fiz. Quem já provou sabe que é uma sensação indescritível.

As manobras foram apenas algumas curvas de pequena inclinação e coordenação de pé x mão, e logo os 40 minutos do Discovery Flight já haviam passado.

No retorno arrisquei fazer a fonia e o resultado foi mais ou menos esse:

McAllen Tower, Cessna 97019 10 miles North to land.(Torre McAllen, Cessna 97019 10 milhas ao Norte para pouso).

Fiquei meio nervoso e gaguejei MUITO, porem continuei realizando a fonia, pois só se aprende praticando. Ao chegar na perna base, passei o controle para o instrutor, que realizou um belo pouso na pista 13 do aeroporto McAllen Miller International. E lá fomos nós para o debriefing e lá estava minha primeira “horinha” no logbook. 

Segue o vídeo filmado pelo celular, já que Murphy mais uma vez acertou na lei dele, e a câmera descarregou:

Claudio Motta.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)