Formação de Piloto Privado nos EUA 09

posted in: Claudio Motta, Textos | 6

  Saudações leitores do Canal Piloto

  Hoje vou desviar um pouco da formação em si e voltar à parte burocrática. Como relatado nos primeiros textos da coluna há alguns meses atrás, minha papelada foi toda resolvida pela empresa na qual meu pai trabalha, portanto hoje usarei o exemplo do meu amigo Matheus Ribeiro, que também está realizando sua formação na Terra do Tio Sam, mais precisamente em Austin, Texas.

  Pelo o que pude entender, Matheus veio passar um tempo na casa de familiares para praticar o inglês, e resolveu ficar para iniciar o PP aqui nos EUA. Como iria passar pouco tempo, e sem intenções de trabalho/estudo, o visto necessário era o de turista, se não me falha a memória, o visto B-2.

  Quando decidiu ficar para a formação, o Matheus procurou um aeroclube que fornecesse o algum tipo de programa para estrangeiros. Ao procurar a escola, eles instruíram-no em relação à como tirar as fingerprints, e todo o processo pelo qual eu e todos os outros student pilots também tivemos que passar para que a TSA aprovasse o inicio do seu treinamento. Como relatei em um dos primeiros textos, tirei minhas fingerprints na Mission Police Department, já no caso do Matheus, ele foi a um FBO, e pelo o que pude perceber também há lugares fora dos Estados Unidos onde também é possível tirar as fingerprints caso o aplicante ainda não esteja no país, porém, o mais aconselhado é procurar alguma escola com programas para imigrantes para ajudar na papelada do visto.

  Com a autorização da TSA, o próximo passo é retornar à escola para dar entrada na solicitação do visto, no caso o M-1, que é o visto para cursos técnicos, que não sejam graduações. Para isso, é necessário comprovar fundos bancários suficientes para pagar o curso, e em seguida preencher um formulário com o pessoal da escola que será enviado para o de imigração junto com alguns documentos. Após enviado, o tempo estimado de espera é em torno de dois meses e meio. Uma carta será enviada comprovando o recebimento da solicitação e o inicio da transação do seu visto, lembrando que o aplicante não poderá sair do país durante a o processo de aprovação do visto.

  Caso algum outro documento for necessário, uma solicitação será enviada por correio para que você envie o mesmo assim que possível. Caso tudo ocorra normalmente, o próximo passo é esperar até o recebimento do visto para começar a voar.

  Claudio Motta

  Glossário:
  TSA (Transportation Security Administration) – Administração de Segurança do Transporte
  Fingerprints- Impressões Digitais
  Mission Police Department- Delegacia de Policia de Mission
  FBO (Fixed Based Operator)- Operador de Base Fixa

Renato Cobel
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