Formação de Piloto Privado nos EUA 17

posted in: Claudio Motta, Textos | 0

Saudações leitores do Canal Piloto,

Eu sou Claudio Motta, e essa é a coluna de formação de PP nos EUA.

Hoje vou relatar meu 13° voo.

No voo anterior, eu havia começado a minha preparação para meu voo solo, e esse voo seria dedicado basicamente ao aperfeiçoamento dos meus pousos.

Ao chegar no aeroporto o Mike já estava com o ATIS anotado e o kit da aeronave em mãos, pois havia uma tempestade se aproximando do leste e provavelmente as condições se deteriorariam antes das 18h.

Fomos para o pátio e comecei o pre-flight inspection. Infelizmente, não prestei atenção quando o Mike falou para usar uma flanela para checar o nível do óleo, pois a aeronave havia voado o dia todo e o sol também não estava ajudando muito (vale ressaltar que, no verão, o Sol se põe depois das 20h aqui).

Lá fui eu todo feliz pra checar o óleo do motor. De repente, eu me vejo segurando uma “vareta” fervendo e sem ter aonde colocar.

O jeito foi segurar com a outra mão enrolada na camisa, e mamãe não gostou muito do “desenho” que ficou na camisa branca.

Ingenuamente pensando que a minha quota de queimaduras estava completa, após completar a inspeção externa, apoiei minha mão no cinto, que estava em cima do assento, enquanto subia na aeronave, e aquela ***** devia estar a uns 300°.

Após todo meu sofrimento e algumas risadas do Mike e do motorista do caminhão de combustível, que estava conversando com ele enquanto eu realizava a inspeção externa, acionei. Quando eu ia chamar o solo, o Mike me pediu para decolar da 18,  assim economizando alguns minutos de táxi.

Mudei então para a frequência da torre e cruzei o pátio até o PE da 18, e depois de fazer o cheque de motor chamei a torre.

Aguardamos o pouso de um C210 que estava pousando na 13, e em seguida fomos autorizados a decolar e realizar curva à direita para ingressar no circuito da 13.

Enquanto alinhava, selecionei o flap em 10° e enchi a mão na manete. 

Após isso, realizamos 5 TGL’s, até que a visibilidade começou a cair. Realizamos o pouso final e vi um C208 Caravan taxiando do patio do Customs para o pátio da McCreery.

Paramos em frente ao hangar, e enquanto eu tirava a knee board da perna, o Caravan passou na taxiway atrás dagente.

Enquanto caminhávamos de volta ao lobby, o Mike pediu que eu marcasse uma lição teórica para revisar para o exame pre solo, e que provavelmente na próxima semana eu solaria.

Após ter meu logbook preenchido, fui para casa feliz por estar um passo mais perto do solo, porém preocupado por ter que convencer minha mãe a deixar eu solar rsrs.

Espero que tenham gostado.

Claudio Motta

Renato Cobel
Redes