Formação de Piloto Privado nos EUA 19

posted in: Claudio Motta, Textos | 3

Saudações leitores do Canal Piloto,

Eu sou Claudio Motta, e essa é a coluna de Formação de PP nos EUA.

Como relatado anteriormente, o certificado medico não é necessário para voar, apenas para solar, e como eu estava chegando perto do solo, resolvi ir tirar o meu. Peguei o numero da clínica na McCreery e marquei a consulta para o dia seguinte.

No caminho, lembrei que havia esquecido o passaporte, que é o único documento valido que eu tenho aqui já que nessa época não tinha carteira de motorista, e sem poder provar que eu sou eu, eles não dariam meu certificado medico.

Como a clinica era bem longe de casa, tive que aguentar minha mãe reclamando por uns 30 minutos no caminho para casa e de volta para a clinica.

Chegando lá, comecei a ficar nervoso, sem saber o que esperar. O pessoal tinha me dito que era bem simples, mas nunca se sabe.

Quando fui chamado, a enfermeira que veio medir minha pressão percebeu que eu estava nervoso. Era uma senhora de certa idade, porém bem simpática. Disse que eu não precisava ter medo e que tiraria minha pressão novamente no final, quando eu tivesse um pouco mais calmo.

Em seguida, um enfermeiro entrou na sala, me deu um potinho, e pediu que eu fosse ao banheiro coletar urina. Não sabia ao certo, e não sei até hoje, para que eles usaram aquilo, já que meu certificado saiu cerca de 10 minutos depois, e tenho quase certeza que com todos os outros pacientes que estavam esperando, seria impossível que o meu resultado tivesse saído em 10 minutos.

Então, o enfermeiro pediu que eu preenchesse um formulário online da FAA, e em seguida o medico entrou na sala. (As clinicas aqui nos EUA possuem varias salas para um só medico, e enquanto os enfermeiros fazem os exames básicos, os médicos atendem outros pacientes).

Uma serie de perguntas básicas foram feitas, e quanto eu mencionei que eu tinha asma o medico me olhou com uma cara estranha. Pensei: “Estou f!#@$ ! Fui reprovado agora”.

Mas, após explicar que minha ultima crise de asma foi a aproximadamente 3 anos atrás, o medico me falou que não havia problemas.

Em seguida, o médico chamou a enfermeira que havia tirado minha pressão no inicio, e ela me levou para fazer o exame de vista. Antes de começar, ela perguntou se eu estava mais calmo, e com a resposta positiva, ela disse que tiraria minha pressão novamente após o exame de vista.

Com 100% nos dos olhos, e a pressão 10 por 8, se não me engano, retornei para a sala em que o medico estava, e aguardei enquanto ele assinava alguns papeis. Momentos depois, ele pediu que eu assinasse os mesmos papeis e pediu que minha mãe assinasse alguns deles, já que eu sou menor de idade.

Depois disso, ele me explicou sobre a validade do certificado, e me entregou alguns papeis, alem do certificado.

Paguei cerca de 80 dólares mais os impostos, e fui feliz para casa,  e impressionado com a simplicidade do exame, com exceção do exame de vista, que achei mais simples até que o exame medico solicitado por escolas para a inscrição em esportes.

Obrigado por ler.

Claudio Motta

Renato Cobel
Redes