Hoje faço 23 anos de idade

posted in: Artigos | 14

Então senhores, dando seguimento a uma tradição que iniciei ano passado, compartilho com vocês os marcos que atingi neste último ano até o dia de hoje, quando faço 23 anos de idade.

O primeiro ponto a citar é um que a grande maioria dos pilotos em formação tem como principal barreira. Eu finalmente consegui acabar de quitar o financiamento que realizei para pagar minhas horas de voo. Fiz minha primeira aula de voo aos 17 anos de idade, e apenas agora, no ano que faço 23 anos, consegui acabar de pagar minha formação básica. Isso é mais um prova que, ao contrário do que muitos pensam, o ato de você não ter todo o capital quando jovem, não é impeditivo para a sua formação, com planejamento tudo é possível. Pode levar tempo, mas assim como eu fiz, um dia você também poderá superar essa barreira. Futuramente farei um episódio detalhando o financiamento que realizei.

Por um lado esse foi um grande peso a livrar as costas, mas por outro lado, contrariando aqueles que acreditavam que eu fiquei milionário com o Canal Piloto, saibam que após pagar minha última parcela do financiamento, de Dezembro para Janeiro, fui olhar meu saldo bancário, e lá estava: R$ 400. Comecei o ano com um saldo inferior ao que eu tinha quando comecei na aviação, mas sinceramente, nunca estive tão feliz e aliviado. Não foi fácil, mas foi superado.

Entretanto, apesar de eu ter pago minhas horas de voo, eu ainda não voei todas as horas de comprei. O Canal Piloto 100, (que juntamente com o CP Cast 50 foram outros marcos em nosso site) explica bem o motivo. Nele eu quis citar que sempre procuro transmitir informações e compartilhar meu conhecimento a curto prazo, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, é por isso que eu criei o Canal Piloto quando eu estava checando o meu PP, ao invés de esperar chegar até PLA para começar.

Quando fiz 22 anos, pretendia finalizar meus cursos de formação nesta idade, entretanto, no meio do ano passado surgiram outras oportunidades e projetos. Dentre eles, alguns livros que me foram encomendados (dos quais o primeiro já está com a editora), e um outro projeto bem maior, sobre o qual não posso citar detalhes ainda, mas é algo que irá ajudar em muito os futuros PPs e PCs.

Em um evento do qual participei essa semana, meu amigo Professor Kalazans citou que admira o fato de eu ter pausado minha formação para me dedicar a esses outros projetos, vendo que quando se é jovem, o comum é se formar o mais rápido possível uma vez que o capital esteja garantido.

Com isso eu cito que minha prioridade atual, não é trabalhar como piloto, é compartilhar o conhecimento do processo em se tornar piloto. “Nosso conhecimento é nosso legado”, como disse hoje meu amigo Enderson Rafael.

Relendo o post que escrevi em meu aniversário de 22 anos, citei que os dois pontos que me tornavam um profissional feliz mesmo sem trabalhar como piloto, era poder trabalhar com a aviação, e voar sempre que possível, o que naquela época, me referia a pagar uma hora nos aeroclubes e escolas para voar. Esse foi outro ponto que mudou.

Participando cada vez mais da aviação desportiva, pude fazer alguns amigos que atualmente me convidam regularmente para voar em suas aeronaves. O interessante nisso é que eles não são “contatos profissionais”, nenhum deles tem interesse em seguir carreira na aviação, portanto não é uma relação com futura troca de favores ou indicações, eles o fazem puramente pelo prazer de voar. Portanto, fico feliz em dizer que se hoje eu desejar fazer um voo no fim de semana para relaxar, tenho os amigos certos para entrar em contato. E ainda hoje não acredito na sorte que tenho por ter amigos assim.

Esse post poderia acabar narrando apenas os pontos positivos deste último ano, mas como este relata os fatos mais marcantes de minha vida anualmente, não posso deixar de citar um fato triste que ocorreu recentemente. Apenas 6 dias antes do meu aniversário, no último Domingo, dia 22 de Março, infelizmente faleceu nosso cão e quase mascote do Canal Piloto, Willy, um pequeno cachorro marrom que era a mistura de Pinscher com Chihuahua, e que apareceu em diversos videos e easter eggs de episódios do Canal Piloto.

“É apenas um cachorro”, podem pensar. Mas além de toda a alegria que ele trouxe para nossa casa, é arrebatador imaginar que um membro da nossa família que nos acompanhou desde a época em que eu mal sonhava me tornar piloto, hoje já não está entre nós. Foram 14 felizes anos, mas que agora ficarão apenas na memória, e nos episódios do Canal Piloto.

Mas antes que eu molhe o teclado com as cebolas que estou cortando, vamos voltar aos pontos felizes…

Se não fosse o apoio de nossos parceiros, a dedicação da equipe que junto comigo produzem nosso conteúdo, e principalmente a audiência e feedback que vocês nos dão ao longo desses anos, nada disso seria possível.

O Canal Piloto foi o meio através do qual consegui realizar tudo o que hoje me faz feliz, e vocês que estão lendo, fãs, amigos ou colegas de trabalho, são os principais responsáveis.

O primeiro pedaço de bolo continuará sendo para você!

Abraços

Sales

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)