Com o objetivo de satisfazer a curiosidade de alguns passageiros em relação ao tratamento que suas bagagens recebem, a Infraero concluiu a instalação de um sistema de monitoramento das bagagens, o “De Olho na Mala”, que começou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Todos os aeroportos administrados pela estatal receberão o sistema.
Para instalar os monitores e as câmeras no Galeão, por exemplo, o tempo necessário foi de três a quatro dias, trabalhando com quatro profissionais. “Foi dedicação total para garantir que o sistema fosse instalado no menor tempo possível, pois sabemos da importância que é, para o passageiro, entender melhor como se dá o manuseio das bagagens”, afirmou o engenheiro Pedro Paulo, gerente de Tecnologia de Informações da Infraero no aeroporto.
No fim de abril desse ano, os aeroportos internacionais de Manaus (Eduardo Gomes) e Belo Horizonte (Confins) receberam esses sistemas, tanto no desembarque internacional como no nacional. Câmeras de vigilância e monitores ligadas na área dos funcionários das bagagens compõem o sistema, monitorando o momento que as bagagens eram jogadas na esteira. Os monitores exibem as imagens para os passageiros que aguardam pela bagagem.
Além disso, a Infraero afirma que, após o check-in, as bagagens são de responsabilidade da companhia aérea responsável, até o recebimento pelo passageiro na esteira de bagagens.
Desde fevereiro de 2012, os seguintes aeroportos receberam a inovação: Brasília (DF), Confins e Uberlândia (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Navegantes e Joinville(SC), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), Campina Grande (PB), Palmas (TO), Marabá (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS).
Por Antonio Ribeiro