Período de chuvas não afetará obras no Aeroporto Eduardo Gomes, diz INFRAERO

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa sexta-feira (16), a INFRAERO garantiu que o período chuvoso no Amazonas não irá interferir no andamento das obras de expansão para a Copa de 2014 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). O cronograma continuará sendo feito como planejado, de acordo com a estatal. As obras iniciadas há um ano estão 38,8% realizadas.

Rubem Lima, superintendente regional da INFRAERO, afirmou que a previsão é de que a ampliação do aeroporto chegue aos 51% até Dezembro deste ano: “Estamos trabalhando também no viaduto, saguão público e cobertura das áreas administrativas. Em relação às chuvas, não há com que se preocupar porque trabalhamos com pré-moldados e estamos na parte de instalação”.

 

As novas frentes de andamento somam juntas 61% da cobertura total do empreendimento. Atualmente, 870 empregos diretos e outros 2.700 indiretos estão envolvidos nas obras de ampliação do aeroporto. As equipes de engenheiros e de técnicos nas obras somam mais de 80 profissionais.

As áreas laterais e o local onde funcionará a parte administrativa do aeroporto são outras áreas em construção. A obra do novo estacionamento deve estar concluída em Maio do ano que vem, de acordo com Aldecir Lima, superintendente do aeroporto Eduardo Gomes. 

“Com as laterais prontas, vamos desviar os passageiros para um outro espaço na sala de embarque que vai ter muito tapume, mas isso deve ocorrer em Março ou Abril”, explicou Lima. Com a ampliação, o terminal de passageiros terá uma área total de mais de 97 mil metros quadrados.

Até Dezembro de 2013, a obra deverá estar concluída. A capacidade do novo aeroporto será duplicada de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros. O estacionamento terá uma área de mais de 192 mil metros quadrados com 2.670 vagas.

No total, 87 balcões de check-in, 16 elevadores sociais, seis elevadores de serviço, 13 escadas rolantes e oito pontes de embarque deverão ser implantados. O número de balcões de atendimento e de lojas no saguão também vai aumentar, já que a nova estrutura terá ainda uma praça de alimentação no piso superior. O investimento total da obra é de R$ 315,98 milhões.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Girlene Medeiros 

Renato Cobel
Redes