Pesquisadores falsificam GPS e “roubam” VANT

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Canal Piloto Reporta Canal Piloto ANAC não dá prazo para homologar novo ILS de Cumbica

Por mais absurdo que possa parecer, um grupo de pesquisadores norte-americanos do Laboratório de Radionavegação da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, conseguiu recentemente deixar o governo norte-americano de cabelos em pé após invadir um drone.

 A equipe do professor Todd Humphreys assumiu totalmente o controle de um VANT da faculdade por apenas mil dólares, na frente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS). O curioso da história é que o próprio DHS desafiou a equipe a assumir o controle do veículo. O que o Departamento não esperava era o sucesso da equipe.

O professor afirmou que a equipe foi capaz de “falsificar” o sistema de GPS a bordo avião não tripulado, em uma técnica que envolve a imitação dos sinais reais enviados para o dispositivo de posicionamento global, enganando o alvo em sequência de um novo conjunto de comandos. Humphreys brincou, e disse que sua equipe montou a brincadeira mais avançada já construída.

Mas o perigo é bem mais sério do que se imagina, pois o governo americano considera permitir que unidades policiais e outras organizações controlem seus próprios aviões não-tripulados. Estmativas apontam que, daqui cinco ou dez anos, serão mais de 30 mil aviões no espaço aéreo dos Estados Unidos, e cada um deles poderá ser um míssil sendo usado contra a população.

O próprio DHS e outras agências governamentais americanas já usam drones domésticos em algumas atividades. Mas, como provou a equipe do professor Humphreys, o governo terá muito trabalho com essas aeronaves, já que usam o mesmo sinal não codificado de GPS fornecido aos civis. Qual será a tática do governo norte-americano agora?

Por Antonio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel 

Renato Cobel
Redes