Quando fica difícil, a gente descomplica

posted in: Artigos, Renato Cobel | 0

Briefing_04_Canal_Piloto

Uma das maiores dificuldades que nós temos na formação de piloto, independente da categoria, é com os processos da nossa querida ANAC. Já perdi a conta de quantos amigos já me contaram histórias sobre as dores de cabeça que tiveram com documentação, tempo de resposta e por aí vai…

Não sei quanto a você, mas ainda acho que a falta de objetividade por parte da agência faz com que fiquemos confusos até na simples geração de uma guia de pagamento das taxas “baratas” da realização de nosso sonho de estar mais perto de Deus.

Pouco tempo atrás, estava realizando a geração de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) e fiquei totalmente perdido entre os códigos disponíveis para dar continuidade ao processo. Algumas descrições não me pareceram bem claras e fiquei receoso em escolher a opção errada, pagar e ter mais estresse depois.

Estamos acostumados, embora ainda ache isso errado, a contar com a falta de empenho da agência em analisar os processos. Aceitamos que invariavelmente vai haver algum problema e que teremos muita dor de cabeça até conseguir dar entrada ao processo inicial de qualquer habilitação. O surpreendente é quando isso não acontece, se você consegue fazer tudo sem ter nenhuma dificuldade, você é um cara de sorte. Nesse momento o que deveria ser regra, virou exceção.

Diferente do setor automobilístico, onde você consegue resolver praticamente tudo com uma ida ao Poupatempo, na aviação é um pouco mais complicado. Documentos, formulários e toda a burocracia que conhecemos faz com que já soframos por antecipação.

Se você quer evitar tudo isso, a melhor opção é contratar um despachante. O valor não é tão caro quanto se imagina, você vai ter menos problemas para se preocupar e vai poder curtir seu voo tranquilamente.

Para descomplicar:

www.airboxbrasil.com.br
Guilherme Murback
11 99199-7016

Abraços e até a próxima semana!

Renato Cobel
fb.com/rcobels
twitter.com/cobel
Renato Cobel
Redes