Raio X da Prova da ANAC

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Saudações a todos os apaixonados por aviação.

Meu nome é Bruno Pacheco, natural de Vila Velha (ES), e é com grande prazer que começo hoje com essa nova coluna no Canal Piloto sobre dicas, assuntos diversos sobre os cursos teóricos de PP e PC/IFR, materiais de apoio e sobre discussões sobre novidades tecnológicas da aviação.

Sou Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Piloto Privado. Terminei meu curso teórico de PC/IFR e ministrei aulas em algumas matérias no Aeroclube do Espírito Santo, e hoje estou em São José dos Campos (SP) e faço mestrado em Engenharia Aeronáutica no ITA em parceria com a EMBRAER.

Bom, para começar essa primeira coluna, achei pertinente, com o intuito de nivelar todos os leitores, de mostrar como é a prova da ANAC, tanto para aqueles que pensam em começar um curso de PP como para aqueles que estão cursando, mas que não tem muita ideia do que esperar no dia da prova.

A prova da ANAC é elaborada automaticamente de um banco de dados com milhares de questões classificadas por dificuldade e é aplicada em computadores nos locais de aplicação de prova (mais a frente será descrito onde são esses locais), o candidato deve se cadastrar e agendar um dia para realizar a prova em um desses locais. São vinte questões de múltipla escolha para cada uma das cinco matérias tanto para o PP quanto para o PC/IFR.

As provas de PP/PPH (Piloto Privado – Avião/Helicóptero) e PC/IFR e PCH serão compostas por cinco grupos distintos: o primeiro com as matérias de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Regulamentação da Aviação Civil e SIPAER; o segundo com a matéria de Meteorologia; o terceiro com a matéria de Navegação Aérea; o quarto com a matéria de Teoria de Voo; e o quinto com a matéria de Conhecimentos Técnicos. O que difere das provas de PP e PC é a quantidade de matéria a ser cobrada.

Os exames teóricos estarão disponíveis para os candidatos, no âmbito das Unidades Regionais (UR) e Escritórios de Aviação Civil (EAC) da ANAC, nas localidades especificadas abaixo: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife,  Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Florianópolis, Manaus, Belém e Fortaleza.

Para realização da prova de Piloto Privado não é necessário ter cursado um curso homologado pela ANAC, mas é fortemente recomendado que o faça, pois além de ter pessoas especializadas passando o conteúdo, o aluno já vai se familiarizando com o ambiente do aeroclube. Já para o curso de PC/IFR é obrigatório à aprovação em curso homologado.

Outra fato muito importante é o tempo de prova, que varia entre as matérias, sendo que matérias que exijam maior quantidade de contas (lembrando que é permitido o uso de calculadoras que realizem as quatro operações fundamentais), como meteorologia (PC) e navegação(PP e PC), possuem uma duração maior, como segue:

 Imagem: ANAC

A dica aqui é começar a prova pelas matérias mais curtas, com duração de 30 minutos, porque dificilmente você irá utilizar todo esse tempo na resolução das 20 questões, visto que o tempo médio de cada questão (lembrando que isto varia de pessoa para pessoa e de questão para questão) é de 1 minuto por questão. Fazendo isso, este tempo pode ser acumulado para resolver as matérias que exijam mais tempo como Navegação e Meteorologia.

Também acho uma boa dica, ao longo da prova, anotar as questões que você não tem certeza ao invés de perder muito tempo quebrando a cabeça com elas, e ao final da prova, retornar a elas e tentar, com o tempo restante, sanar o problema e receber o APROVADO, em letras vermelhas mesmo, e sair para comemorar.

Segue o link com as instruções da ANAC para as provas assim como o link das ementas das matérias que serão cobradas, mas essa parte a gente vai abordar nas próximas colunas com maior detalhamento.

Abraço e bons estudos.

Bruno Pacheco

Instruções sobre a prova: http://www2.anac.gov.br/compendio/CompendioPiloto.pdf

Manuais de Cursos: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp

Renato Cobel
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