Um spotter na Inglaterra conseguiu flagrar uma cena rara dentre suas fotos: Uma raposa resolveu atravessou a pista do Aeroporto de Manchester justamente enquanto um Boeing 757-200 decolava, por muito pouco não causou um possível acidente. A raposa que corria em linha reta deu sorte dessa vez, pois o avião já estava fora de solo, a alguns centímetros do chão, como se percebe nas imagens abaixo. O spotter Matthew McNulty só descobriu a cena quando foi ver as imagens que tinha tirado durante a decolagem da referida aeronave.
McNulty fazia o plane spotting no aeroporto quando tirou uma série de fotos do Atlas Jet e não pôde acreditar no que viu quando ampliou as fotos. “Não vi a raposa até que olhei as imagens. Certamente ela teve sorte de escapar.”
O Aeroporto de Manchester possui uma Unidade de Controle de Vida Selvagem responsável por vigiar cerca de 1,8 milhões de metros² de área com suas pickups, mas nesse dia pelo menos um animal escapou do cerco.
Um trabalhador do Aeroporto de Manchester disse: “Os pássaros são um dos nossos principais problemas na pista, mas também temos problemas com raposas e texugos, porque eles circulam em todas as áreas.” Os veículos da Unidade de Controle de Vida Selvagem também possuem sirenes, sinalizadores e uma equipe para empregar algumas técnicas para assustá-los, mas completam: “Caso um animal como uma raposa seja morto, então temos um problema a mais com os corvos, que vêm e se alimentam das carcaças na pista, por isso é essencial que tenhamos em vigor medidas para proteger a vida selvagem como um todo.”
Por Antônio Ribeiro
Revisão: Athos Gabriel
Dica do leitor: André Rocha