Tam: Banheiros para deficientes físicos nos A320

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

A Airbus anunciou na Farnborough 2012 que a companhia brasileira Tam irá ser a cliente estreante de um novo modelo de toilettes, para pessoas com mobilidade reduzida, o Space-Flex PRM (Pessoas com Mobilidade Reduzida). A opção está disponível aos clientes da Família A320.

Conforme solicitação da companhia, a Airbus irá adicionar o novo banheiro nas 39 aeronaves que serão entregues a partir de Outubro de 2013. Os lavatórios fazem um uso mais eficiente do espaço que ocupam, e dois lavatórios mais uma galeria poderão ser devidamente acomodados, garantindo as seguintes vantagens:

1° – Liberando esta área para mais comodidade aos passageiros, o espaço da cabine será ampliado;

2° – Oferecendo dois banheiros, cada um do tamanho comparável aos existentes dos A320s, ou seja, maior do que os lavabos dos concorrentes;

3° – O banheiro PRM é um auxílio ao progresso através de um processo de conversão simples: dois lavabos Space-Flex são convertíveis em um espaço para pessoas de mobilidade reduzida, de forma semelhante às apresentadas em aeronaves Airbus de fuselagem larga.

“O Space-Flex otimiza o espaço da cabine e, portanto, nos dá mais flexibilidade em nossas novas aeronaves AIRBUS da família A320. No futuro, poderíamos facilmente adaptar-nos à demanda do mercado e melhorar custos de assento-milha adicionando seis lugares sem comprometer o conforto.″, afirmou José Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da Tam Linhas Aéreas.

Várias companhias testaram e reviram os conceitos do novo conceito, antes da Tam anunciar que seria a cliente lançadora da inovação. A representação foi apresentada em feiras recentes, incluindo a Aircraft Interiors Expo, que aconteceu em Hamburgo, Alemanha.

 A Tam recentemente se fundiu com a LAN, formando a LATAM Airlines Group, é a maior cliente da Airbus no hemisfério sul. A companhia atualmente possui mais de 200 encomendas e uma notável frota reserva, com mais de 100 aeronaves Airbus.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes