Quando um candidato não consegue ver os números do teste de Ishihara, geralmente é usada uma segunda ficha na qual há apenas cores diferenciadas, assim o candidato deve apenas falar as cores. Se mesmo assim ele não conseguir ter um aproveitamento bom, ele é encaminhado para outra junta de saúde, isso acontece geralmente quando ele é reprovado numa clínica particular e fica de “pendência”, assim ele vai à um Hospital da Aeronáutica, e ai sim, lá é o famoso “Ou tudo ou nada”.
No Hospital da Aeronáutica no qual eu fiz meu CMA de 1ª Classe (HASP), ainda havia um ponto a mais, a ficha de daltonismo ficava apoiada numa parede da sala de exame oftalmológico, e esta era iluminada apenas por um luz amarela meio fraquinha… Mas consegui acertar todos mesmo assim. Essa iluminação baixa se deve ao fato de que na mesma sala é necessário usar um data show para projetar na parede os números e letras do teste de visão, aquele teste clássico no qual as letras vão diminuindo ao conforme você vai olhando as linhas abaixo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022