Transtorno de DDA na Aviação

posted in: Artigos, Textos | 3

Olá Leitores do Canal Piloto, sou João Borin tenho 18 anos e tenho Déficit de Atenção.

Relatarei aqui a minha pequena historia na Aviação, mesmo possuindo o Transtorno Déficit de Atenção.

Alguns anos atrás através de um amigo comecei a me interessar pela Aviação, logo quando o mesmo estava em seu teórico de PP, onde conversávamos sempre sobre suas experiências,nessa carreira tão desconhecida por muitos inclusive por mim.

Sem idade mínima para dar o inicio nos meus estudos em uma escola de aviação esperei até meus 17 anos e em 06 de Fevereiro de 2012 entrava de verdade para esse novo mundo.

Com o verdadeiro laudo de Déficit de Atenção em 2007 tive minha primeira decepção na escola, minha reprova na 7º Serie e em 2008 mesmo com algum tempo de tratamento reprovei novamente.

Isso com toda certeza sempre foi a minha barreira para realmente acreditar que poderia passar na prova da tão temida ANAC e que poderia prestar atenção suficiente para controlar um Avião.

Em 2012 era possível que inicia-se o curso teórico apenas com primeiro grau completo, então dei inicio, ainda cursando o 2º ano do ensino médio pela manhã e cursando o teórico de Piloto Privado de Avião de noite. Depois de oito meses de intenso estudo no dia 8 de outubro de 2012, fui aprovado nas 5 matérias, de primeira. Ai sim a felicidade e confiança brilharam e soube que eu era capaz.

O segredo ” muito estudo” estudava mais de 4 horas por dia, 7 dias da semana até o dia de minha aprovação. Com bons materiais e fazendo muitos simulados para treinar,EU CONSEGUI e hoje ninguém acredita que possuo ou melhor possui esse transtorno que afetam muitos jovens e adultos.

Se eu consegui você com certeza consegue,ainda estou com 7 horas de instrução no Cessna 150, mas um dia estarei muito feliz passar por tudo, por um Objetivo.

Espero ter ajudado a esclarecer o que ainda é um tabu, e incentivar os que tenham o Déficit de Atenção.

João Borin
jaoborin@hotmail.com

Renato Cobel
Redes