VANTs

Ontem, no programa “Fantástico” da Rede Globo, foi exibida uma matéria muito interessante sobre o uso do VANT, com uma operação da Polícia Federal utilizando-o para acabar com uma quadrilha. Um VANT ou UAV é um veiculo aéreo não tripulado, normalmente um avião, isso sabemos. Seria muito grotesco compará-lo a um aeromodelo, no entanto é algo bem parecido de fato. Mas isso é muito pouco para se saber sobre essa poderosa arma de que nosso país dispõe, e que inclusive compõe, dentre outras inúmeras forças, a própria Força Aérea. Seguindo a corrente tecnológica de pensamento dos últimos artigos, nesta semana vamos discutir sobre o VANT. Por inúmeras razões, se faz muito interessante descobrir mais sobre essa aeronave, suas capacidades e vantagens.

A primeira coisa que precisamos saber é que nem tudo num VANT pode ser comparado com uma aeronave comum, pois é preciso lembrar que se tratam de dois tipos de aviões diferentes, com objetivos também diferentes.

O VANT ou VARP (Veículo Aéreo Remotamente Pilotado), mais conhecido no Brasil como “drone”, tem se tornado mais popular com o lançamento de modelos “pessoais” e para diversão, os quais têm dado o que falar em determinados episódios. Os VANTs, como irei chamá-los nesta série, surgiram obviamente para fins militares, uma vez que foram inspirados na bombas voadoras alemãs da Segunda Guerra e nos próprios aeromodelos – estes últimos, inicialmente projetados para reconhecimento em regiões muito perigosas, ou onde a operação de uma aeronave seria muito difícil. Com o passar do tempo, os VANTs ganharam equipamentos únicos e muito modernos, desde armas a câmeras precisas. Segundo dados de jornais, cerca de 3 mil pessoas já foram mortas por drones desde 2004, no Paquistão. O principal idealizador desse projeto, desta vez, não foram os Estados Unidos, mas sim Israel. No entanto, grade parte da tecnologia de fato veio da terra do Tio Sam.

No Brasil os VANTs surgiram em 1983, com um modelo feito por uma companhia privada. Posteriormente a Embravant produziu o Gralha Azul, que foi o primeiro modelo bem sucedido feito no nosso país. Com 4 metros de envergadura e autonomia de 3 horas, foi um verdadeiro avanço, muito embora não tivesse toda a tecnologia disponível hoje. Os primeiros modelos do Brasil foram projetados objetivando a agricultura de precisão brasileira, com total apoio da EMBRAPA e desenvolvido pela Universidade de São Paulo.

Os VANTs são aeronaves sem dúvida muito versáteis e úteis. Elas podem garantir o “serviço feito” sem pôr em risco a vida de uma pessoa, mas tudo tem limitações. Durante a semana, nosso objetivo vai ser discutir e perceber os prós e contras de um veículo aéreo não tripulado, bem como suas características estruturais e operacionais, ou seja, onde e como são utilizados.

Eduardo Mateus Nobrega
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