Dúvida – Fazer o PC na Europa é uma boa opção?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá me chamo Andrei Mittmann tenho 18 anos e comecei a voar meu PC agora.

Estou pensando em fazer meu PC na Europa, mas não sei qual visto tirar  para voar legalmete por lá.

Minha outra dúvida a respeito seria a seguinte! Já fiz o PP aqui no Rio Grande do Sul, terei que fazer novamente lá na Europa? Ou  essa carteira vale para todo o Mundo?

E realmente perguntanto VALE A PENA FAZER LÁ AS HORAS DO PC? É que vejo que lá as horas não variam muito do Brasil, mas vejo que um dos lugares que mais contratam é la na Europa, que é o contrário do Brasil!

Muito obrigado, e boa noite!

Andrei Mittmann

Nossa resposta

Andrei,

Você não precisa fazer o PP de novo no país em que escolher voar o PC, mas terá que fazer a convalidação da sua licença de PP do Brasil para a licença de PP daquele país.

Sugiro a você procurar uma escola no país em que você escolher fazer o seu curso. Sei que o processo de convalidação varia de país para país: uns pedem mais horas de voos, enquanto outros pedem menos. O que eu tenho certeza que você irá fazer é tirar o CMA naquele país, e também fazer um prova de regulamentos, para depois seguir para a parte prática.

O visto que você pode tirar é o de estudante – por sinal, muito tirado por brasileiros que vão voar o PP e o PC nos EUA.

Tenho muitos alunos – franceses, italianos e portugueses – que vêem ao Brasil para fazer o curso de PP, PC e INVA, devido ao preço das horas de voo ser mais barato do que na Europa.

Com relação ao mercado de trabalho, todas as companhias aéreas européias (AIR FRANCE, BRITISH AIRWAYS, LUFTHANSA, IBERIA e outras) só contratam quem possui cidadania européia ou é natural daquele país, isso é regra básica. A mesma regra vale no Brasil, onde as companhias aéreas brasileiras só podem contratar pilotos brasileiros ou com cidadania brasileira.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Daniel

    Qual o salário de um co-piloto de aviação comercial / executiva em média na Europa? Será que para ser co-piloto da Alitalia , por exemplo , precisa ter idioma italiano fluente? Eu tenho cidadania italiana, eu teria chance de ir para Europa sendo brasileiro ( também ) e fazendo horas de voo aqui, além de não falar fluentemente outras lingua a não ser Inglês e português nativo brasileiro? Obrigado.

  • Anderson Motta

    Na verdade, se vc tiver só o PP e for converter para EASA PPL, se tiver menos de 100hrs de voo vc vai ter que fazer o PPL de novo praticamente, voar as 45 horas necessárias.

    • Débora Bachião

      Anderson, no caso se tiver a CPL e mais de 100 horas de voo e for fazer a conversao, n ha necessidade de repetir as horas de voo?