5 coisas para NÃO fazer na fonia

A fonia é um lugar onde por vezes só aprendemos errando, mas nem por isso os mais experientes escapam dos tropeços radiofônicos. Para tornar a fonia um lugar mais feliz, vejamos algumas práticas que devemos evitar:


Começar a falar sem saber o que dizer

Uma das principais utilizações da fonia é a coordenação quanto a sua posição e intenções, seja para um órgão de controle, ou frequência de auto coordenação. Quanto mais extensa é a informação, maior é a chance de se fazer confusão.

Procure coordenar estando visual com o documento foco na ocasião, como a carta em questão. Deste modo, você estará simplesmente lendo a mesma, ao invés de puxar tudo da memória.

Errou? Gaguejou? Se perdeu? Solte o botão do rádio, e tente novamente instantes depois. Não fique prendendo a frequência.


Informações desnecessárias no momento

O APP frequentemente pode lhe perguntar diversos pontos caso seu Plano de Voo não tenha chegado. Tipo de equipamento, procedência, destino, POB, autonomia, estimado de pouso e intenções de modo geral são algumas das informações que você terá que citar nos próximos segundos.

Entretanto, quando você tiver superado o APP e for falar com uma TWR para pouso, o discurso técnico citado anteriormente é dispensável na maioria das vezes. Sua posição e intenções são o bastante em um primeiro momento.

Portanto, cite apenas o que for necessário na fase em questão. Se o controlador precisar de algo mais, ele questionará.


A fonia livre é livre, mas não tão livremente livre

A frequência 123.45 é a utilizada para a coordenação livre, em rota ou em aeródromos sem frequência definida. Pela aparentemente liberdade que ela possui, alguns pilotos vão além da conta, e acabam falando muito mais do que o necessário. Certa vez já ouvi dois pilotos marcando até mesmo o churrasco do fim de semana.

A frequência é livre, mas até a liberdade tem limites.


Explicações de seus erros

Você chamou na frequência errada? Se atrapalhou na hora da cópia de saída? Citou alguma informação incorreta ao controlador?

Apenas corrija a situação, com palavras ou frases curtas. “Desconsidere”, “Confirme”, “Retifico”.

Tente não tornar isso em uma longa desculpa na fonia em prol do seu orgulho. Todos erram.


Aproveitar-se do teórico anonimato

Como os demais que estão na escuta da frequência dependem que o interlocutor se identifique, muitos se aproveitam disso para relevar o seu Eu de trás da máscara.

Há uma mulher voando? Porque não assoviar na fonia para “cumprimentá-lá”? É o que alguns pensam… E infelizmente fazem.

Quando um piloto menos experiente comete algum erro, ou leva um correção dura de um controlador, algumas vezes é possível escutar outros pilotos zombando deste na fonia, com dizeres tão curtos quanto infantis. “Opaaa”, “Uiiii”, “Tomou, hein?”. Tanto o controlador, quanto o corrigido, não rebatem por saber que isso só iria congestionar a frequência.

Procure ser simples, correto, direto, e padrão. Na necessidade de alguém precisar mencionar uma informação de potencial segurança de voo, os segundos que você gasta a mais podem fazer a diferença.

Alexandre Sales
Redes
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