5 meios de decorar o conteúdo teórico de aviação

Há quem diga que aprender a teoria de aviação é bem mais difícil do que o voo em si, e isso tem sua parcela de verdade. Para lhe auxiliar a superar essa fase pela qual todo piloto já passou, vejamos alguns conselhos.


Faça simulados

Essa é de longe a dica mais citada pelos professores, instrutores e pilotos já formados. Colocar em prática aquilo que já aprendeu é a melhor forma de saber se realmente compreendeu a matéria.

Em paralelo, isso também tem papel fundamental na manutenção do que você já memorizou.

Nos cursos teóricos você pode observar que o ritmo de aprendizado possui uma evolução constante. Entretanto, se no final do curso o professor começar a fazer questões simples sobre o conteúdo dos primeiros dias de aula, alguns nem lembrarão quantos metros tem uma milha náutica.

Evite isso através dos simulados, virtuais ou impressos.


Não faça APENAS simulados

Em algum momento durante sua formação você irá escutar a clássica história: “O amigo de um amigo meu passou na prova teórica estudando apenas pelos simulados”.

É possível? Sim. Recomendável? Não.

O objetivo da formação teórica não deve ser unicamente passar no teste. A prova teórica é apenas um meio sistematizado de provar que você aprendeu o conteúdo.

Tentando ir por esse atalho você não estará burlando o sistema, e sim prejudicando a si mesmo.

Os livros dos cursos teóricos tem como obrigatoriedade atender a todos os requisitos da ANAC, mas não são constituídos apenas disso. Ou seja, todo o conteúdo adicional que os autores inseriram, por saber que será relevante na sua formação prática, seria ignorado por você nesse caso.


Tente explicar o que aprendeu

A linha tênue entre “Achar que aprendeu” e “Saber que aprendeu” é a habilidade de explicar isso com sucesso para um leigo no assunto.

Se você está confiante de que entendeu a estrutura do espaço aéreo, por exemplo, tente explicar para alguém de sua família o papel da TWR, APP, ACC, o que é uma TMA, CTR, AWY, e como são as fases do voo por esses trechos.

Caso a pessoa consiga demonstrar que entendeu o que você explicou, então a matéria está mais do que dominada.


Informe-se em meios alternativos

Se o seu estudo em casa e/ou na sala de aula não estão sendo o bastante, expanda seus horizontes para outros meios de aprendizado.

Você domina bem o inglês? Então nada impede que você comece a se informar através de artigos, videos, sites e livros em outra língua. Excluindo algumas partes de Regulamentos de Tráfego Aéreo, a matéria é a mesma.

Isso obviamente também pode ser aplicado em conteúdos em português, e esse artigo que está lendo é um bom exemplo de como você já está colocando isso em prática.


Invista em materiais adicionais

Nem sempre o material teórico indicado pela escola de aviação é o melhor para você. Pode ser que a administração tenha escolhido aqueles títulos sabendo que eles não são didáticos, mas que isso seria compensado pela presença do professor na sala. Entretanto, se você tentar avançar nos estudos sozinho em casa, a falta da didática e do professor irão lhe prejudicar.

Nesses casos você pode procurar os outros vários livros que cada matéria possui, a fim de achar o que mais se adapta a você.

Se tiver a oportunidade, melhor do que pesquisar pela internet, é ir até um loja física de aviação, onde você poderá comparar e folhear vários títulos para escolher o melhor.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes