5 práticas de Segurança de Voo que você deve aplicar em seu dia a dia

Quando se trata de conhecimentos gerais sobre segurança, a vida de muitas pessoas se divide entre antes e depois da aviação. Vejamos alguns itens desse conceito aéreo que podemos mesclar em nossas vidas.


Cinto de segurança

Começaremos pelo mais clichê, e também o mais subestimado. Todos sabem que é importante, há milhares de campanhas para conscientizar os motoristas sobre esse item, e mesmo assim muitas vidas ainda são perdidas devido a sua ausência.

Como já citamos em outras séries, uma vez que você tenha se tornado piloto (ou comissário), colocar o cinto se tornará algo tão instintivo quanto fechar a porta de seu avião ou carro após entrar nele.

Sempre que pego carona no carro de amigos, é interessante notar como os aviadores colocam o cinto antes mesmo de ligar o motor, enquanto outros só o fazem já em movimento, quando o alerta do carro sobre o cinto começa a lembrá-los sobre isso.


Acho que dá

Durante o taxi de sua aeronave, seu motor tem uma repentina queda de RPM. Será que ele está apenas esquentando? Vamos continuar com o voo? “Acho que dá, né”? Óbvio que não.

Esse mesmo conceito deve ser aplicado em decisões tão importantes quanto esta, durante seu dia a dia.

Você está na calçada de uma avenida, para atravessar ao outro lado. O sinal dos carros na quadra vizinha acabou de abrir e você os vê ao longe. Será que ainda dá para atravessar?

Já perdi as contas das vezes em que outras pessoas se puseram a correr, enquanto eu fiquei para aguardar a próxima oportunidade, mas garantida.

Esqueça o “acho”. Decida-se entre “sim” ou “não”.


Check pré-voo

Apesar da comparação mais óbvia ser aplicar esse conceito em seu carro ou moto, desta vez vamos seguir para outro exemplo mais secundário.

Você está no ponto de ônibus, e entra na fila quando seu transporte começa a se aproximar. Você nota um dos faróis quebrado, os pneus dianteiros carecas, suspensão desbalanceada, freios barulhentos e retardados, e um forte cheiro de combustível ao se aproximar.

E aí, “good to go”?


Checklist

Quantas vezes você já não saiu de casa e se perguntou: “Ah, será que desliguei tal coisa?”

Nesses casos, o checklist pode lhe ajudar a não somente se certificar de tais coisas, mas também a ter paz de espírito, sabendo que fez tudo que deveria.

Pegar itens para uma viagem, desligar tudo ao deixar a casa sem ninguém, ou reunir equipamentos e documentos para um encontro profissional. Pense com calma e faça uma lista. É algo muito mais garantido do que tentar se lembrar de tudo no calor do momento.


Planejamento

Você precisa ir até a cidade vizinha para um compromisso.

Carro, moto, ou ônibus? Com qual antecedência deverá livrar, levando em conta a performance de cada um? Existe alguma obra rodoviária no caminho? Você possui tudo o que precisará gastar? A meteorologia poderá ser um problema? Sabe chegar ao local?

O planejamento é o que evitará você chegar atrasado, sem dinheiro, e molhado… No lugar errado.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)