A nova validade do CCT: “Por toda a vida”

posted in: Notas | 2

Apesar de não ser uma informação nova, estando em vigência há algum tempo, e já confirmada pelo Coordenador do Setor de Habilitação da Aviação Geral da GCEP/ANAC, reforçamos através deste post que os CCTs de PP/PC não possuem mais validade, portanto não sendo mais necessária a renovação dos mesmos.

Antigamente o CCT de PP/PC possuia a validade de 2 anos, sendo necessária a renovação do mesmo através de uma nova prova de Regulamentos de Tráfego Aéreo enquanto o candidato não checasse seu curso prático. Após o check, ai sim o CCT se tornava vitalício. Agora essa renovação não é mais necessária, sendo possível fazer as aulas práticas durante um período indeterminado, mesmo após o “vencimento” de seu CCT, antes do check.

Citamos o termo “vencimento”, pois em alguns (ou todos) os casos em que você vai consultar a validade do documento no site da ANAC, de fato ainda aparece a validade de 2 anos, ficando como vencida após esse prazo, entretanto, os analistas responsáveis pela validação e fiscalização dos pedidos de check não estão mais considerando essa data. O sistema apenas ainda não foi atualizado para excluir essa data de vencimento, que agora não interfere em nada.

Esta nova informação já foi inclusive implementada na versão atualizada de nossos eBooks.

Essa informação foi divulgada inicialmente através do site Para Ser Piloto através desse post, e deste outro… E neste outro também! Mas aparentemente muitos ainda tinham duvidas sobre a veracidade da informação, vendo que no RBAC 61 até então consta a informação antiga.

No grupo do Canal Piloto no Facebook o usuário Rino C Souto confirmou essa informação tanto via telefone quanto através deste e-mail com a ANAC, que confirmou em ambos os casos.

Portanto estejam cientes, divulguem, e aproveitem.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Fco Cardozo

    Bom dia!

    Ano passado, em Agosto, fiz o meu check de PPA após 4 meses do meu CCT estar vencido. Após uns falarem que teria que refazer a prova de Regulamentos, até mesmo o aeroclube me orientou a fazê-la, enviamos o processo mesmo assim, e foi aprovado sem problemas. Na época, o escritório da ANAC em Porto alegre já tinha me orientado a não refazer a prova.

    Abraços.

  • Julio Hofmeister

    Sales,

    Fui no aeroclube hoje e fui desenganado sobre a validade do CCT. Meu caso: prova de conhecimentos teóricos feita em 2006 com validade de 2 anos, ou seja, 25/05/2008. É esta informação que consta no site de consulta a resultados de exame da ANAC hoje:

    Nome: JULIO CESAR HOFMEISTER
    CPF: 00640447937
    Inscrição: 5752124
    CCT: PP
    Local: CT
    Matérias/Resultado: REG-APR MET-APR NAV-APR TV -APR CT -APR
    Validade: 25/05/2008
    Dt Exame: 0604
    Resultado final: APR

    Eu fiz a prova de regulamentos em 2008 para estender o prazo para o check até 2010, mas mesmo assim não chequei antes de terminar o prazo. Já tinha todos os mínimos necessários e estava com o vôo de check marcado, mas devido ao mal tempo o prazo venceu.

    Hoje (2016), gostaria de retomar o check. Na minha visão preciso apenas fazer os vôos de repasse e os noturnos, que foram acrescentados no regulamento com o RBAC 61. Porém a minha dúvida é, preciso fazer o teórico novamente? Só a prova de regulamentos? O que preciso para checar o PP?

    Att,
    Julio C. Hofmeister
    41-9623-1003
    julio.hof@gmail.com