E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!
Dando continuação ao último relato que fiz e também sobre o dia em que voei 3h pelo aeroclube, neste relato conto os outros dois voos que realizei naquele dia. Coloquei os dois juntos, pois um deles não teve quase nada para falar e ia valer a pena fazer um relato só sobre ele. E também, como os voos são todos iguais, colocar sempre as mesmas conversas com a torre fica repetitivo.
Então foquei mais nos detalhes do voo em si e nas atividades. O próximo relato também será no mesmo estilo, isto é, dois voos juntos. Porém, agora terminei meus voos normais de treinamento e vou começar as navegações, então nos relatos das navegações colocarei as conversas com a torre novamente, as paisagens das viagens e todos os detalhes.
Espero que apreciem os relatos abaixo ;)
Após o voo com o Ozawa, às 7h da manhã do dia 19/11, fiquei no aeroclube, pois tinha outro voo marcado para as 13h30min. Seria uma espera longa, porém tinha bastante gente na instrução aquele dia, então ia aproveitar para bater um papo legal.
Nesse tempo, o próximo voo que sairia com o BLO relatou um problema com o óleo, e por este motivo, os voos dele foram cancelados até que o problema fosse resolvido. E meu voo estava entre os que seriam cancelados por conta deste problema.
Entretanto, logo que relatado o problema, já foi acionado o mecânico para que pudesse verificar o que estava acontecendo e avaliar se seria possível continuar com as operações. Sendo assim, fiquei à mercê do problema, e resolvi perguntar então, se conseguiriam me encaixar em outra escala ou se eu poderia ir embora.
Como sou de fora de Londrina, o pessoal acaba quebrando um galho pra gente nessas situações, uma vez que é desgastante vir de fora, gastar com viagem e alimentação e não aproveitar a instrução. Então remarcaram o voo de um aluno de Londrina para um horário mais tarde para que eu pudesse voar no EMK e não perder o segundo voo do dia.
Aliás, agradeço desde já tanto o pessoal do aeroclube que me fez esse grande favor, quanto ao aluno, que não me recordo o nome, que concordou em remarcar seu voo. Fiquei aguardando na sala de instrução até perto da hora de almoço para então ir almoçar e voltar para o segundo voo do dia. Por volta das 10h30, o mecânico chegou ao aeroclube e foi olhar o avião.
Depois de aproximadamente 30 a 40 minutos, ele voltou na sala de instrução e disse que o BLO estava liberado para voar novamente. O Bespalhok estava na sala e perguntou se eu estava esperando o voo das 13h30 para poder ir embora. Eu afirmei e ele disse:
– Ah, então vamos matar esse voo logo que aí você já fica liberado pra ir e eu vou embora mais cedo também.
Sem pensar duas vezes, já preenchi as fichas de P&B e notificação de voo e parti pra inspeção externa do BLO. Tudo nos conformes, partimos então para o voo. No horário deste voo, que foi entre 11h30 e 11h40, o aeroporto de Londrina recebeu muitas aeronaves de fora.
Só no táxi para decolar estávamos nós e mais 4 aeronaves, sendo 1 do aeroclube, 3 da aviação executiva e 1 de companhia. Sem contar os que estavam vindo para pouso, que era um de companhia e acho que outro da executiva. Resumindo, ficamos aguardando quase 10 minutos no PE da 13.
Como as aeronaves de transporte regular, isto é, as de companhias aéreas, precisam cumprir com os horários dos voos, a torre pediu para que o tráfego atrás de nós desse passagem na fila para o Airbus da TAM que estava saindo.
Como nós já estávamos no PE antes do TAM acionar e chamar para o táxi, ficamos à frente dele. Após a passagem dos tráfegos que vinham para pouso, alinhamos e decolamos para um voo que não renderia praticamente nada. Após a decolagem, curvamos à direita, que não é o padrão de SBLO, para livrar o eixo e possibilitar a decolagem dos outros 4 tráfegos que estavam na espera.
Logo que livramos o eixo, entramos na perna do vento e ao reportar no través da cabeceira 13 pela direita, a torre nos pediu para ir até a vertical do Shopping Catuaí e efetuar 360’s pela esquerda. Perdi as contas de quantos 360 nós fizemos. Além dos 4 tráfegos para decolar, ainda havia outros tráfegos em procedimento IFR para pouso, que tem preferência sobre nós também.
No final das contas, o nosso voo de uma hora rendeu apenas 2 toques e um pouso completo. Muito pouco para um voo onde normalmente são feitos 7 toques e um pouso completo. De qualquer forma, era uma hora a menos para checar. Pousamos e fomos até o aeroclube para fazer o debriefing e finalizar o dia de voo. Porém, chegando na sala de instrução, o voo que sairia logo após o meu as 13h30min era uma navegação e o aluno não estava se sentindo muito bem. Eu já ia me preparando para ir embora quando o Bespalhok disse:
– Comando, não quer aproveitar que a navegação não vai sair e fazer mais duas horas? Pelo menos assim a gente aproveita melhor o voo, porque os dois voos que você fez hoje não renderam quase nada, né?
– Opa, fechado então. Vou almoçar ali rapidão então, e aí volto pra gente terminar as duas horas.
– Tranquilo, vou almoçar também. Se você chegar antes, já deixa o avião pronto pra gente sair e agilizar pra ir embora mais cedo também.
– Sem problemas.
Como minha última refeição havia sido às 6h e se resumiu a um pacote de bolacha, estava morto de fome e se fosse para outro voo, ainda mais um voo de duas horas, sem colocar algo no estômago, ia acabar passando mal também. Então fui ao tradicional restaurante chinês/japonês que fica em frente ao aeroclube para pegar o prato de sempre: Arroz e carne com legumes no shoyu.
A comida veio rápida e aproveitei o tempo para saborear a comida e dar uma relaxada antes do próximo voo. Estava um dia muito quente em Londrina, então nada melhor que um suco de laranja e uma sobra debaixo das árvores do aeroclube para relaxar antes do voo.
Terminei de almoçar era quase 13h30min. Segui de volta para o aeroclube e já preparei toda a papelada de voo e o avião. Depois fiquei esperando o Bespalhok para prosseguirmos para a AP7. Logo ele chegou e fomos para o briefing tradicional. Nesta fase não há muito mais o que relatar no briefing. Como o próprio nome da missão já dizer, é a fase de AP, que é a sigla para Aperfeiçoamento. Então voo é uma forma de melhorar aquilo que aprendemos durante as missões pré-solo.
Após um rápido briefing sobre o voo, lembrando apenas alguns detalhes das aulas anteriores, prosseguimos para o BLO novamente. No meio do caminho, o Bespalhok falou que ele não estava muito bem também, então faríamos apenas mais uma hora de voo, completando 3h no dia.
Entramos no BLO, escutamos o ATIS e chamamos para cópia e acionamento. Conforme nossa notificação, fomos autorizados para voo de instrução TGL em SBLO. Acionamos próximo das 14h e iniciamos o taxi até a pista em uso, 13. Desta vez o movimento estava bem tranquilo e fomos autorizados a alinha e decolar logo após o check de motor.
Entramos no circuito padrão e começamos os toques e arremetidas. Estávamos sozinhos no circuito nos primeiros momentos do voo então as autorizações eram concedidas sem atraso pela torre. Agora estávamos realizando somente pousos de precisão, isto é, usando as luzes do PAPI para definir nossa rampa. Após o 3º pouso, outra aeronave do aeroclube também entrou no circuito junto com a gente para ficar em TGL também. Porém, estava bem tranquilo ainda, e sem maiores problemas.
O único 360 que tivemos que efetuar neste voo foi em decorrência de um tráfego que vinha para pouso, e esse 360 tirou um toque e arremetida da nossa hora de voo, porém, nada que fizesse falta. Os pousos estavam saindo alinhados e suaves, precisando apenas de uma correção de pedal na hora do toque para corrigir o vento de través.
Fechamos a nossa sequência com 6 toques e um pouso completo. O tempo estava agradável para voar e não enfrentamos dificuldades em voo, apenas um vento leve de través na hora dos toques, mas tudo dentro dos padrões. Esse voo rendeu o que os dois primeiros não tinham rendido, um por conta do vento e o outro por conta do movimento.
Fechamos o dia parqueando a aeronave no pátio do aeroclube e seguindo para o debriefing.
Nada de diferente a acrescentar sobre o voo a não ser a corrigida no toque com vento de través e na aproximação também, jogando a asa para o lado do vento e usando o pedal para vir alinhado e reto para pouso. Terminado o voo, segui para a sala de instrução para marcar o próximo voo, que a princípio ficou marcado para o dia seguinte, domingo.
Finalizado o dia que me rendeu 3h de voo, peguei o caminho de volta pra casa feliz e realizado por estar cada vez mais próximo do voo de check.
Futuro Piloto
Fábio Miguel
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