A Vida de um Futuro Piloto 21

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E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Inaugurando o novo blog em grande estilo, venho trazer para vocês o novo relato da série “A Vida de um Futuro Piloto”. Ela ficou parada um tempo, mas agora está de volta. Lembrando que ainda vamos ter o relato da última navegação, a qual falo no fim deste relato, o voo noturno, dois voos de repasse (como se fossem voos de revisão) e o voo de check.

Além dos voos, também vou escrever sobre as aulas de Piloto Comercial, que inicio agora dia 06/02. Sim, que não terminei o PP ainda, falta o voo noturno e o check, mas consegui uma liberação para começar o PC agora. Então, teremos relatos praticamente todos os dias ;) Agora chega de papo e vamos ao relato.

Logo que terminei a primeira navegação para Ourinhos, no dia seguinte de manhã consegui marcar a navegação para Prudente. Como minha última navegação tinha acabado praticamente de noite já, voltei para casa e fiz o planejamento por lá mesmo.

Esta navegação era um pouco mais complicada pelo fato de não ter tantas cidades como referência, tendo que usar alguns pontos como rios, rodovias e estradas de ferro em certos pontos da viagem. O tempo total de voo seria de 1h de ida e mais 1h de volta. Ficaríamos cerca de 30 minutos na TMA Londrina e 25min na TMA Prudente, em cada perna.

No dia seguinte, parti para o aeroclube de manhãzinha, meu voo seria às 9h. Chegando lá, corri preparar o plano de voo completo para passarmos à Sala AIS. Feito isso, observei a escala de voo, e eu estaria voando uma aeronave “nova”.

Era o PT-BKR, um C150, restaurado, com motor de AB115 e tanques Long Range (144L). A instrução desta navegação seria dada pela Patrícia Dantas. Já havia voado com ela uma vez e tinha gostado bastante da aula. Depois de consultar os tradicionais documentos, como TAF, METAR, NOTAM, ROTAER, cartas SIGWX e carta de ventos, fui fazer a inspeção externa do avião que já estava no pátio.

Abastecemos full tank e a inspeção externa foi finalizada sem nenhum problema. Prossegui então para a sala de briefing para poder passar as informações da navegação que tinha planejado para a Patrícia. Feito isso, estávamos prontos para partir. O dia estava quase CAVOK, apenas um grupo de SCT nas regiões.

Nunca tinha voado o BKR antes, e a primeira impressão ao entrar nele foi: “Puts, que aperto… Acho que não é só o motor de Boero que ele tem não. O espaço interno é muito parecido também”. Mesmo colocando o banco todo para trás, meus joelhos ficavam muito altos e em algumas partes do voo, pegava no manche.

Ainda bem que seria uma viagem de apenas 2h, dava para suportar. Entrei e fiz o check inicial e chamei a torre para acionamento:

– Torre Londrina, bom dia. PT-BKR.
– PT-BKR, torre Londrina, bom dia.
– O BKR está no pátio do aeroclube, ciente da K, solicito autorização para acionamento e voo de navegação para SBDN.
– BKR, voo de navegação aprovado, acione 33XX (não lembro os últimos dígitos do transponder), voo para Prudente no FL055, decola pista 13 com curva à esquerda. Chame controle em 129.70 após a decolagem.
– Autorizado 055 para Prudente, decola pista 13 com curva à esquerda, acionando 33XX. Chamarei controle Londrina em 129.70 após decolagem.
– BKR, cotejamento correto, acionamento a critério, chame pronto para o táxi.
– Chamarei, BKR.

Já com as devidas autorizações concedidas, comecei o check de acionamento. Finalizado, acionei o motor e já fiz o check pós-acionamento. Tudo dentro dos conformes, instrumentos checados e funcionais, comandos checados e correspondentes, flaps baixados, travados e simétricos,  hora de chamar para o táxi.

– Torre, PT-BKR pronto para táxi.
– BKR, torre ciente, autorizado táxi até o pátio principal. Taxie com cautela.
– Autorizado taxi até o pátio principal, BKR.

Iniciei o taxi normalmente, me acostumando com o BKR, tanto na potência quanto nos comandos, e chegando ao pátio principal, reportamos nossa posição:

– BKR ingressando no pátio principal.
– BKR, prossiga até o ponto de espera da 13, reporte pronto.
– Até o PE da 13, reportarei pronto, BKR.

Chegando ao PE, efetuamos o check de motor e nada de diferente foi notado, então pedimos autorização para decolagem:

– BKR pronto no PE da 13.
– BKR, autorizado alinhar e decolar pista 13, vento 110/06kt, QNH 1011.
– Livre decolagem para o BKR, 1011.

Alinhamos o BKR na 13 e partimos para a decolagem. Atingindo 60MPH, comecei a puxar levemente o manche para que ele começasse a subir. Estávamos pesados, então o movimento teria que ser feito com suavidade para que não perdêssemos velocidade e estolássemos na decolagem.

Tudo  certo, o BKR já estava no ar com o “climb” (para quem está no teórico, leia variômetro) positivo, curvamos à esquerda para interceptar a radial 005, que nos levaria até SBDN.

– PT-BKR, decolado aos 45, chame controle Londrina em 129.70.
– 129.70, BKR. Bom dia e bom trabalho.
– Grato, igualmente.

Chamei o controle e informei os dados do nosso voo:

– Controle Londrina, bom dia, PT-BKR na sua escuta. Decolado de Londrina, seguindo no rumo 005 para SBDN, subindo para o FL055, estimando livrar sua terminal aos 15 da próxima e toque em SBDN aos 45 da próxima.
– PT-BKR, controle ciente, informe atingindo nível de cruzeiro.
– Informará, BKR.

Começamos a nossa subida. Pedi para que a Patrícia assumisse o voo para que eu pudesse calcular os tempos e horários com base na nossa decolagem e também os estimados que por eventualidade pudessem ser pedidos. Nosso TOC estava programado para 12 min após a decolagem, calculados levando em conta uma R/S de 300FT/min e uma velocidade de 70MPH.

Passaríamos sobre o distrito da Warta, próximo à Londrina antes de atingir o TOC. Assim que atingimos nosso nível de cruzeiro no FL055, chamamos o controle para passar a informação:

– Controle Londrina, PT-BKR atingindo FL055.
– PT-BKR, ciente. Informe livrando a terminal.
– Informarei, BKR.

Nosso próximo ponto de referência após o TOC seria o través da cidade de Bela Vista do Paraíso, estimado para 5min após TOC. Assim que cruzamos com a cidade, pedi para que a Patrícia assumisse o voo novamente para que pudesse fazer as anotações necessárias. Após Bela Vista do Paraíso, o través de Florestópolis seria nosso próximo ponto de referência.

Florestópolis estava a 7min de B.V. do Paraíso e a 8min do limite entre as terminais de Londrina e Prudente. Como a TMA de Prudente não tem ATIS, chamamos 5min antes de ingressar, para receber as informações do controle, na frequência 118.45MHZ. O voo estava bom, apesar o tempo estar querendo fechar, não tivemos problemas com ventos nem com turbulência.

A região de Florestópolis é muito bonita do alto, por conta do rio que divide os estados de Paraná e São Paulo, o Rio Paranapanema. No tempo de livrar a TMA Londrina, informamos o controle:

– PT-BKR, livrando a terminal Londrina.
– Controle Londrina ciente, informe para o regresso, bom voo.
– Informaremos regresso, BKR, grato.

Logo, chamamos o controle Prudente:

– Controle Prudente, PT-BKR ingressando na sua terminal, mantendo a magnética 005 no FL055. Estima toque e arremetida em Presidente Prudente aos 40 da presente.
– PT-BKR, controle Prudente ciente do seu tráfego, mantenha a magnética e nível de voo. Informe no ideal de descida para Pres. Prudente.
– Informarei no ideal, BKR.

Enquanto fazia a navegação, ouvi na mesma frequência um Caravan, o qual não me lembro do prefixo e um C150/C152 com final OGE. Não me recordo o prefixo inicial, mas tenho quase certeza que é do Aeroclube de Jundiaí. Vi um OGE em um dos vídeos do amigo Tadeu Primo e acho que era o mesmo.

Já em espaço aéreo paulista, nosso próximo ponto após a TMA, que coincide com o Rio Paranapanema, era um pequeno aeroporto em uma fazenda, ligeiramente à direita da nossa rota, a Fazenda Esmeralda. Tínhamos programado 5 min até atingir o través da mesma.

Dela até o nosso próximo ponto, a cidade de Taciba, seriam mais 9 min, entretanto, a cidade já estava visível alguns minutos antes e estava bem a nossa frente. Assim que atingimos Taciba, começamos a preparar nossa descida, programada para 4min após Taciba. Assim que chegou a hora de descer, informamos o controle:

– Prudente, PT-BKR no ideal de descida.
– BKR, ciente, desça até a altitude de tráfego do aeródromo e ingresse na perna do vento pela direita para a pista 12. Informe ingressando.
– Descendo para a altitude de tráfego. BKR. Informarei ingressando na perna do vento da 12 pela direita.

Enquanto fazíamos a descida, o Caravan da fonia estava no procedimento de aproximação, logo a nossa frente. Reduzimos um pouco a velocidade a fim de esperar o procedimento do mesmo e ingressar com segurança na perna do vento pela direita. Logo que o Caravan pousou, informamos nosso ingresso:

– PT-BKR, ingressando perna do vento pela direita, pista 12.
– PT-BKR, autorizado base, reporte na final.
– Autorizado base, reportarei na final da 12, BKR.

Fiz os procedimentos pré-pouso padrões, e vim administrando a aproximação enquanto fazia a fonia da final:

– BKR na final da 12.
– BKR, toque e arremetida autorizados, vento XXX/XX, QNH, 10XX (Não me lembro do vento nem do QNH do dia :P)
– Livre toque e arremetida, BKR.

Depois que iniciamos a descida para Prudente, o vento começou a apertar e o valente BKR começou a tremer em alguns momentos. Na final da 12 não foi diferente. O vento estava mais forte um pouco e querendo atrapalhar o toque, mas consegui administrar bem e fazer o toque suave e alinhado na pista.

Logo que toquei, segurei o bichinho na pista, alinhei corretamente e dei potência para arremeter e voltar para Londrina. Logo atingimos nossa VR e tirei o BKR do solo. Durante o pouso, vimos o Caravan parqueado no pátio. Era provável que fosse da TAM, pela cor avermelhada da pintura, porém não foi possível confirmar. Já no ar, a torre nos informou:

– PT-BKR, tocou e arremeteu aos 43. Vai prosseguir direto para Londrina?
– Afirmativo, BKR.
– Ciente, autorizado regresso no FL065, mantendo a magnética 185. Informe estimados para livrar a TMA Prudente e para pouso em Londrina.
– Autorizado regresso no FL065, mantendo 185. Estimado para livrar TMA Prudente aos 05 da próxima e pouso em Londrina do 40 da próxima também.
– Prudente ciente, informe atingindo 065.
– Informarei, BKR.

Começamos nossa subida novamente, com os mesmos pontos de referência da vinda, só que em ordem inversa. Assim que atingimos o FL065, informamos Prudente. Mantivemos a magnética e o nível de voo para um voo tranquilo, agora chacoalhando um pouco mais, mas nada de exagero.

Há 10 min da TMA Londrina, ouvimos o ATIS antes de chamar o controle em 129.70. O tempo em Londrina estava bom, algumas nuvens mais baixas se aproximando, mas dentro dos padrões do voo e das informações do TAF. Então, com a informação em mãos, chamei o controle:

– Controle Londrina, PT-BKR, retornando de Prudente na magnética 185, mantendo FL065, está 10min fora da sua terminal, estimando ingresso aos 10 da presente e pouso em Londrina aos 40 da mesma. Ciente da informação L.
– PT-BKR, controle Londrina ciente, informe no ideal de descida para Londrina.
– Informarei, BKR.

Assim que terminei a fonia, pedi para que a Patrícia assumisse o voo pra mim por alguns minutos para que pudesse tirar algumas fotos da região, que por sinal é muito bonita. Para não abusar, tirei apenas 3 fotos só para registrar o momento mesmo e não atrapalhar o voo.

Nosso TOD estava programado para o través do distrito de Warta, e assim que chegamos próximo a ele, informamos o controle:

– Controle Londrina, PT-BKR, no ideal de descida.
– BKR, descida autorizada até o circuito de tráfego de Londrina, ingresse no início da perna do vento pista 13.
– Descendo e ingressando no início da perna do vento da 13, BKR.
– BKR, chame agora torre em 118.40.
– 118.40, BKR. Grato, bom trabalho.
– Grato.

Já no procedimento de descida, acionamos a torre no rádio:

– Torre Londrina, PT-BKR, descendo do FL 065 para a altitude de tráfego, ingressando no início da perna do vento pista 13.
– Torre ciente, informe ingressando, BKR.
– Informará ingressando, BKR.

O tempo em Londrina estava bem melhor que em Prudente, o vento não estava tão forte e o BKR seguia firme em seu voo. Ao ingressar na perna do vento, avisamos a torre, que nos autorizou prosseguir na mesma até o ponto para girar base, informando no través da cabeceira 13.

Assim o fizemos e fomos autorizados para uma final normal. Executei todos os procedimentos de aproximação e tocamos o solo aos 42 da presente. Livramos na C, como de costume e partimos para o Hangar do Aeroclube para finalizar a segunda navegação. Ao final do voo, já no debriefing, nada de novidades.

O voo foi bem tranquilo, todas as referências foram encontradas, a fonia estava muito boa e todos os estimados estavam corretos, com uma margem de erro de no máximo 2 minutos, devido ao vento. Assim finalizada a segunda navegação, já corri para casa para planejar a próxima, que seria a navegação longa.

A rota seria Londrina (SBLO) -> Prudente (SBDN) -> Epitácio (SDEP) -> Londrina (SBLO), totalizando 3h de voo. Mas os detalhes desta navegação ficam para o próximo relato, que não sei quando vai sair, mas espero que seja logo, haha ;)

Futuro Piloto

Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com

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Renato Cobel
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