A Vida de um Futuro Piloto 29

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*Nota do editor: Esse é o último texto dessa saga, conforme noticiado nesse post. Bom proveito!

Bom pessoal, como disse no post anterior, terminei o curso de CMV. Eu até tinha em mente fazer algo como os relatos das aulas, mas por falta de tempo para isso, não consegui.

Entretanto, gostaria de fazer um texto, algo como um relato geral do curso, expondo meus pontos de vista, contando alguns “causos” e mostrando um pouco do curso como um todo. Creio que isso vá ser interessante para todos os leitores, especialmente aqueles que estão em dúvida sobre fazer ou não o curso.

Então, sendo breve, mas tentando detalhar ao máximo, vou colocar aqui para vocês um pouco do curso.

A primeira coisa que vem em mente quando se fala em Comissário de Voo é o nome popular dado à profissão: Aeromoça(o). O termo é utilizado hoje em dia, pois é mais fácil de você fazer referência à profissão.

Experimente falar para alguém que a comissária do voo tal era bonita ou que o comissário da companhia tal foi muito legal no voo. Poucas pessoas saberão o que é comissário(a). Entretanto, o nome aeromoça(o), não é o correto para se usar.

Antigamente eles eram chamados assim, pois sua principal função dentro do avião era servir e agradar aos passageiros. Com o passar do tempo, esse conceito foi mudando e hoje os comissários e comissárias de voo fazem muito mais do que simplesmente servir os passageiros.

A função principal de um comissário hoje é zelar pela segurança de todos dentro da aeronave, inclusive do piloto e copiloto. Quando pensei em fazer o curso, fiquei meio com o pé atrás por conta do preconceito que ainda existe com relação a isso.

Preconceito onde a sociedade pensa que só homem pode ser piloto e que só mulher pode ser comissária. Ainda existem aqueles que acham que mulher que faz curso de piloto é, na gíria popular, “sapatão” e os homens que fazem o curso de CMV são homossexuais.

Quero deixar claro aqui que isso é uma tremenda besteira e quem pensa assim é uma pessoa sem cultura, que vive em um mundinho pequeno e que dificilmente vai ser alguém na vida. Rage Mode OFF.

Quando eu pensei em me matricular no curso de CMV, não tinha ideia do que iríamos ver durante o curso. Alguns dias durante meu PP, fiquei até de noite no aeroclube e tive a oportunidade de dar uma espiada nas aulas de comissariado de voo. Eu já sabia que iria ter as noções básicas de meteorologia e navegação e alguma coisa de primeiros socorros.

Eu pensava que as demais matérias eram algo como maquiagem, postura, etiqueta, como servir os passageiros e tudo mais. Em partes eu estava certo. Quando peguei a grade do curso e olhei as matérias, me surpreendi com a quantidade delas.

Para quem não sabe, o curso de comissário é dividido em 4 grupos, e cada grupo tem em média 3 matérias. Resumindo: 12 matérias para estudar pra banca. E você pensando que passar em 5 matérias do PP era difícil, haha.

Pois bem, no primeiro dia de aula, fomos apresentados ao curso e a primeira coisa que nossa querida professora Fátima nos disse foi o seguinte:

– Ninguém está aqui dentro do curso para aprender a servir passageiro. A única coisa que vocês não vão ver no curso vai ser isso. Aqui vocês entraram para serem comissários de voo, e não empregados de avião.

Pronto, a grande maioria do povo já ficou espantada com esta frase. Afinal, o que vemos um comissário fazer nos voos é justamente isso, servir aos passageiros. Ó obvio que nas aulas de etiqueta e postura, nós aprendemos como tratar um passageiro, como deve ser nossa comunicação com eles, como devemos atuar em voo e tudo mais.

Mas a principal função do CMV hoje, é a segurança dos pax e tripulação. As matérias, como já disse, são divididas em 4 grupos. O Grupo 01 é o grupo das emergências, sobrevivência e combate ao fogo.

Já o grupo 02 é o grupo dos primeiros socorros e aspectos fisiológicos do CMV. O grupo 03 trata das leis do aeronauta, direito aeronáutico e outras matérias relativas a isso, como SAC e SACI. E o grupo 04, o terror das mulheres, trata sobre navegação, meteorologia e conhecimentos gerais de aeronaves, uma mistura de conhecimentos técnicos com teoria de voo.

A banca é composta desses 04 grupos, logo, são apenas 4 provas de 20 questões cada, totalizando 80 e não 100 como as provas de PP e PC. Como eu já tinha feito o PP, o grupo 04 eu tirei de letra, foi uma grande revisão do que já tinha visto, então eu tinha, teoricamente, uma matéria a menos para estudar.

As matérias do grupo 03 eu também já tinha tido no PP, como Segurança de Voo, direito aeronáutico e lei do aeronauta. Então também era uma matéria a menos. Eu participei um tempo do grupo de escoteiro Dom Bosco, em Apucarana, e tinha uma boa noção de sobrevivência, portanto a parte de sobrevivência também foi tranquila. A única que sobrou foi o grupo 02.

Eu fiz de tudo para me livrar dessas matérias que mexem com doenças, fraturas, sintomas e tudo mais, e vim parar aqui, na matéria que pode ser considerada uma das mais importantes do curso, se não a mais importante.

Achei que teria dificuldades, primeiro por não gostar do assunto e depois por não me interessar por ele. Mas me adaptei bem, abri a cabeça e mergulhei nesse tal grupo 02. Me saí melhor que eu esperava.

Mas enfim, porque eu decidi fazer o curso de CMV? Bom, acho que já falei o motivo, entretanto vou repeti-lo: Infelizmente não tenho mais condições de bancar minhas horas de voo do PC.

Então, procurei algo dentro da aviação, que me desse uma remuneração legal e que me ajudasse a terminar o PC. Mas não foi só por isso. Eu já considerava a hipótese de fazer o curso, mesmo não indo trabalhar na área de CMV.

Mas o que isso tem a ver com a formação de piloto? Muito simples! Ninguém trabalha sozinho dentro de um avião. Os comissários tem que trabalhar sempre em equipe, assim como os pilotos.

E comissários e pilotos tem que estar em perfeita harmonia, pois se não a segurança de voo deixa de existir. Agora me diz como você pretende trabalhar em harmonia com o comissariado se você não sabe o que eles fazem? Pois é.

Se você quer ser um Cmte, você precisa conhecer o trabalho dos demais tripulantes da sua aeronave. Aliás, você é quem vai tomar todas as decisões dentro do avião, e se você não tiver conhecimento sobre algo, como você vai tomar uma decisão correta sobre isso?

Tudo o que um comissário faz em um voo, ele tem que avisar ao Cmte. TUDO!! Se alguém está passando mal, você tem que avisar o Cmte, se alguém está agressivo, você tem que avisar ao Cmte.

Se você usa algum remédio a bordo, você tem que avisar o Cmte. O Cmte tem que estar a par de todas as ocorrências dentro da aeronave e tem que ter conhecimento sobre o trabalho dos seus “comandados” para atuar da melhor forma possível.

É óbvio que dentro da companhia você vai ter um treinamento mais específico, mas se você puder se adiantar, é ponto pra você. Voltando um pouco à questão do preconceito, onde só mulher é que pode ser comissária, na minha turma, tinha 19 alunos, dos quais 9 eram homens e 10 mulheres.

Então isso mostra que a profissão pode ser exercida por homens e que esse preconceito está acabando e tem que acabar. Assim com as turmas de PP e PC já começam a ter um número maior de mulheres matriculadas.

Bom, falando um pouco do mercado de trabalho atual para CMV, até a data deste post, as contratações estavam meio paradas, entretanto, há uma expectativa que abram novas vagas do meio do ano pra frente.

O salário gira em torno dos 2 a 5 mil por mês, o que não é ruim, já que o curso é rápido, com duração de quase 3 meses e um investimento de aproximadamente 4 mil reais, incluindo o curso, materiais, exames médicos, banca da ANAC e alguns gastos adicionais.

Alguns pilotos me perguntam sobre o curso, e antes de fazer eu já dizia que faria o curso para ter um conhecimento da profissão e estar mais preparado quando entrasse na companhia, e hoje eu reforço esse conselho a todos os pilotos: Se você tem condições, faça o curso de CMV. Ele é muito completo e tem muita coisa que envolve os Cmtes.

Mesmo que você não atue como CMV, tendo no currículo que você tem o curso, é um ponto a mais na hora da contratação, sem contar ainda o conhecimento que você vai adquirir durante o curso. E outra dica: se esforce, porque o curso é curto, são muitas matérias e não são matérias fáceis. Vale a pena se dedicar esses 3 meses. Se eu consegui fazer PC e CMV juntos e levar os dois com certa “tranquilidade”, com certeza você também consegue, mesmo trabalhando ou estudando ;)

Bom pessoal, é isso aí. Esse foi meu “veredito” sobre o curso de CMV. Espero que ele tenha clareado a mente de quem estava com dúvidas e estimulado quem estava pensando em fazer. Qualquer dúvida basta utilizar os comentários para perguntar ;)

Futuro Piloto

Fábio Miguel
blogfuturospilotos@gmail.com

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Renato Cobel
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