A320 com Sharklets recebe certificação da EASA

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

Nessa segunda-feira (03), a Airbus recebeu da EASA (Agência de Aviação e Segurança Europeia) a certificação para o A320 equipado com Sharklets e motores CFM International. Uma certificação semelhante será recebida em breve pela FAA.

O vice-presidente de programas da Airbus, Tom Williams, afirmou: “A certificação dos Sharklets da Airbus é um marco que abre o caminho para as companhias aéreas se beneficiarem da economias de combustível de cerca de quatro por cento. Isso é melhor do que tínhamos antecipado”, afirmou.

“A redução anual de emissões de gases que causam o efeito estufa por aeronaves equipadas com Sharklets será de aproximadamente 1.000 toneladas de CO2 – que é equivalente a retirar 200 carros das estradas”, completa.

Para a campanha de ensaios em voo, os A319, 320 e 321, ambos com motores CFM56 e V2500, decolaram com os Sharklets. Quando completo, os ensaios representarão 600 horas de voo, distribuídas entre 9 ou 10 meses. 

A certificação dosaviões com o novo dispositivo seguirá nos próximos meses, sendo que, até o fim de 2012, a companhia asiática Air Asia deverá se tornar a primeira companhia aérea a receber o primeiro A320 equipado com Sharklets.

A demanda de clientes que preferem os novos dispositivos é muito grande, o que fez a Airbus dedicar todas as linhas de montagem final de aviões narrowbody, localizadas em Toulouse, Hamburgo e Tianjin, aos A320 com os Sharklets.

Em breve, serão seguidas por uma linha de montagem adicional de A320 no Alabama, EUA. Os Sharklets são uma opção nas novas aeronaves fabricadas da Família A320 e são padrão na Família A320NEO.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Airbus

Renato Cobel
Redes