Guia Básico: PPA | Parte 4 – Prova da ANAC

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Após ser aprovado no curso teórico de seu aeroclube/escola, o próximo passo será fazer a Prova da ANAC em uma das agências físicas desta. Trata-se de uma prova com um total de 100 questões (20 de cada matéria), que devem ser respondidas em 4 horas de prazo.A prova é feita em um computador da própria agência conectado à internet, o qual possui apenas o mouse e fica em uma sala cheia de câmeras e fiscais. Portanto se por algum segundo a frase “vou usar o Google na prova” passou pela sua cabeça, esqueça. Para ser aprovado, o candidato tem de acertar 70% em cada matéria, ou seja, no mínimo 14 das 20 questões em cada.

Como a ANAC é boazinha e está aqui para nos ajudar, ela ainda dá uma chance adicional: caso o candidato seja reprovado em 1 ou 2 das 5 matérias, ele terá o direito de voltar outro dia para fazer apenas as matérias nas quais foi reprovado, é o recurso chamado de Segunda Época. Se o mesmo for reprovado novamente em 1 ou 2 matérias, dessa vez perderá suas chances, e terá de voltar uma terceira vez para fazer novamente as 5 provas, inclusive aquelas nas quais já havia sido aprovado. O mesmo vale para quem é reprovado em 3 ou mais matérias na primeira vez.


Custo

Não há limites de vezes para se refazer a prova, mas há o preço. Cada prova custa R$ 86,42 para ser realizada, totalizando R$ 432,10 para as 5 matérias. O valor tem de ser pago a cada vez que o candidato for refazê-la, inclusive nas ocasiões de Segunda Época. O pagamento é feito através de uma ficha chamada GRU – Guia de Recolhimento da União, que será impressa pelo site da ANAC durante seu processo de inscrição.


Agendamento

O agendamento da prova se dá através da disponibilidade de agenda de cada agência. Você deve se inscrever e escolher a data de sua preferência, e o sistema irá lhe encaixar na data disponível mais próxima. A agenda varia entre locais e temporadas, há pessoas que conseguem vagas na mesma semana, e outras que só conseguem disponibilidade após dois meses. Portanto, uma vez que saiba quando irá acabar seus estudos, não perca tempo quanto ao agendamento, o faça o quanto antes.

Caso você nunca tenha ido à agência da ANAC na qual fará sua prova, recomendamos você pesquisar detalhadamente o trajeto ou até visitá-la pessoalmente antes, deste modo você terá menos surpresas no dia. É comum pessoas se atrasarem e perderem a prova por terem feito confusão quanto ao transporte até o local, ou mesmo não terem conseguido vaga para estacionar seu carro.

Toda essa saga de aprendizado teórico é feita em busca do certificado que você adquire ao ser aprovado na prova da ANAC, o CCT – Certificado de Conhecimento Teórico. Trata-se de um certificado online que ficará atrelado ao seu CANAC (Código ANAC), no sistema da ANAC. Ele é puramente digital, portanto você não ganhará nenhum diploma ou carteira física no momento.


Nível de dificuldade

Um ponto característico da Prova da ANAC é o Fator Roleta Russa, através do qual o sistema da agência sorteia as questões aleatoriamente no instante em que você inicia a prova. Isso poderá ser uma boa ou má notícia para você, pois devido a isso a prova pode ser super fácil ou super difícil. Deste modo se torna de suma importância estudar até os conteúdos menos relevantes dos livros, pois as chances das 20 questões da matéria serem justamente sobre o que você não estudou, são reais.


Validade do CCT

Até 2014, o CCT de Piloto Privado tinha a validade de 2 anos até a conclusão e check do curso prático, ou seja, enquanto você estivesse fazendo suas horas de voo você teria de ficar renovando o mesmo a cada 2 anos, mas assim que acabasse seu curso prático de PP, não seria mais necessário renová-lo.

A renovação do CCT era mais simples do que a prova original, sendo necessário fazer apenas uma das cinco provas, a de Regulamentos de Tráfego Aéreo. Tendo pago e sido aprovado nesta, seu CCT valeria por mais 2 anos.

A partir do começo de 2015 essa situação mudou, e agora o CCT não possui mais validade prática, portanto não requerendo renovação.

É importante citarmos como era antes e com é atualmente pois ainda hoje alguns funcionários podem não ter se atualizado quanto a isso. Caberá a você argumentar o contrário, citando que o próprio Coordenador do Setor de Habilitação da Aviação Geral da GCEP/ANAC confirmou tal informação quando ela entrou em vigor.

Mesmo após haver se formado no curso prático, a data de validade do seu CCT provavelmente ainda ficará fixa no sistema da ANAC, e obviamente ficará vencida com o tempo. Não se preocupe quanto a isso, ela apenas fica lá eternamente pois o setor de TI da ANAC ainda não atualizou o sistema nesse sentido. Uma vez que tenha sido aprovado nos testes, renovar o CCT não será mais uma preocupação para você.


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Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
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  • michel

    sales, boa tarde!

    é obrigatorio fazer um curso pp teorico homologado para fazer a banca da anac? eu ouvi dizer que sera obrigatorio a partir de janeiro de 2017 mas nao consigo confirmar em nenhum lugar. voce teria alguma informacao sobre o assunto?

    eu estava estudando sozinho e queria fazer a prova em fevereiro, para nao ter presssa para estudar, porem se essa regra mudar vou ter que estudar correndo.

    obrigado, no aguardo de uma resposta do canal piloto.

    michel

  • Dirty Harry

    Tudo bem?Passei na prova teórica para PP em 2010,será que ainda vale?