Acha a Ponte Aérea um voo curto? Que tal este?

posted in: Artigos | 2

Viajar de avião muitas vezes é sinônimo de passar pelo menos uma ou duas horas a bordo de uma aeronave. Muitas vezes, torna-se bem cansativo quando leva muito mais do que isso. Para quem gosta de voar, um voo curto também é ruim, porque não dá para aproveitar o voo nem a aeronave.

Vamos imaginar o quão curto isso seria para não tirar proveito. Agora vamos reduzir isso para menos de 10 minutos… Que tal tentar reduzir para menos de 5 minutos? E dois, então? Há! Esse tempo é menor do que os procedimentos de embarque, abastecimento, pushback e taxi!

O voo entre as ilhas Westray e Papa Westray – localizadas em Orkney, no norte da Escócia – é literalmente o voo comercial mais curto do mundo. É tão curto, que se você estiver com uma câmera e quiser filmar o voo inteiro, não precisa nem de um time lapse para reduzir o tempo do vídeo, é só deixar rodando.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pizP-00lVLM#t=96]

Essa ilha tem atraído muito os turistas que procuram prestigiar a reserva natural de North Hill, e que buscam uma experiência primitiva, rodeada de pássaros raros e tranquilidade. A vizinhança é tão adorável, que pode ser visitada por completo em apenas um dia. A caminhada passa por um museu histórico e atrações diversas, permitindo a exploração da flora e da intensa fauna local.

A distância entre essas duas ilhas é de 1,7 nm. Elas fazem parte de um arquipélago de 70 ilhas, sendo 20 habitadas que foram colonizadas por vikings. Esse trajeto pode ser percorrido em apenas 2 minutos e 30 segundos, mas sob condições favoráveis e um bom vento a favor, já foram registrados 47 segundos em rota!

As passagens para tal voo possuem preços fixos de cerca de 30 dólares – sem serviço de bordo, claro. Esse voo atende atende mais de 70 pessoas que se localizam em Papa Westray, e é operado pela Loganair, que realiza esse voo desde a década de 1960.

Andrews Claudino