Muitos dos projetos de aviões Stealth não passaram do desenho em um papel, como foi o caso do Northrop Switchblade. Considerado um projeto que ainda tem potencial de desenvolvimento, sua patente foi apresentada pela Grumman, em 1999.
A aeronave contaria com uma asa invertida, semelhante ao projeto do Sukhoi SU-47, só que com asa variável ao invés de fixa, como podemos ver no plano a seguir:
Este projeto também serviu de inspiração nos cinemas, com o filme Stealth – Ameaça Invisível, de 2005. Entre as diversas aeronaves fictícias, havia o F/A-37 Talon, que segue exatamente o mesmo conceito do Switchblade.
Equipado com dois motores scramjets, o F/A-37 Talon poderia sair muito rápido de uma velocidade subsônica para uma supersônica, sendo capaz de atingir a velocidade de Mach 4.
Como no cinema nem tudo é perfeito, os motores scramjets tinham uma velocidade máxima de (acredite se quiser) Mach 12 a Mach 24. Ou seja, de 15 mil a 29 mil km/h. Este tipo de motor mantém o fluxo de ar constante em velocidades supersônicas, para dar início a velocidades até hipersônicas.
Este tipo de motor já está em uso em aeronaves experimentais como o X-43A.
Semelhante ao projeto Switchblade, temos também o X-47A, em uma parceria de contrato entre a Boeing e a Grumman, que custou 2 milhões de dólares para cada uma. O X-47A foi designado para a Marinha dos EUA, como projeto de avião não tripulado. Suas principais missões eram: reconhecimento, espionagem, identificação de alvos inimigos e ataque rápido.
Diferente da aeronave apresentada no filme, e do conceito inicial da Grumman de uma aeronave supersônica não tripulada, o X-47 atinge uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.9 e possui autonomia de 2100nm. A previsão para que entre em serviço é de 2019.
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