Na manhã desse sábado (17), um avião de pequeno porte deixou impraticável a pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS). De acordo com a INFRAERO, um pneu do avião estourou, fazendo a pista ser interditada para operações por duas horas.
Por conta do incidente, um Airbus A320 da TAM, que deveria decolar para Guarulhos (SP), teve um atraso de pouco mais de 1h30, e os passageiros, que estavam na aeronave, precisaram descer e aguardar o novo embarque.
Através de funcionários do aeroporto, a TAM disse que, em casos de atrasos que ultrapassam 1 hora ou mais, a empresa reacomoda os passageiros. De acordo com a estatal, o voo não decolou porque a aeronave não decola de pistas auxiliares.
O Airbus sairia às 8h50 com destino ao aeroporto de Guarulhos, mas só decolou às 10h24. Vários passageiros que fariam conexões em Guarulhos perderam os voos e foram reacomodados pela empresa. Funcionários disseram que os atrasos podem chegar a 3 horas para passageiros de conexões.
O pai do militar Rafael Novaes é deficiente visual e estava no avião que não pôde decolar no horário previsto. O filho conta que o pai ficou preocupado quando o comandante informou que os passageiros teriam que descer na aeronave. “O comandante manteve todos informados e disse que por causa de um problema na pista a decolagem seria suspensa. Meu pai ficou preocupado, mas deu tudo certo”, explica.
O avião que causou o transtorno foi retirado da pista, e levado para um hangar do aeroporto, liberando a pista às 10h24 da manhã. Voos de outras companhia aéreas com destino à Curitiba (PR), Campinas (SP) e São Paulo (SP), utilizaram a pista auxiliar e registraram poucos minutos de atraso.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Aliny Mary Dias