Há doze anos, o Aeroporto de Ponta Grossa (PR) foi fechado para voos comerciais, passando a receber apenas pequenas aeronaves particulares e os aviões do Aeroclube de Ponta Grossa. Porém, o aeroporto começou a passar por reformas emergenciais para voltar a operar voos comerciais.
A ANAC exigiu as reformas para não fechar o aeroporto, que está com vários problemas de infraestrutura: Várias poças que se formaram com o tempo, a grama ao redor da pista que não era cortada havia mais de um ano, além de vários bueiros abertos, que estão sendo cobertos por funcionários da prefeitura local.
Essa primeira etapa, considerada emergencial, deve ser concluída até Setembro desse ano. Após a finalização das obras, a prefeitura deverá realizar mais adequações para que o aeroporto volte a receber voos comerciais.
O governo do Paraná liberou a verba para as obras, que possui a cifra de R$ 1,5 milhão. Além dos reparos emergenciais, deverão ser feitas mais algumas melhorias, como uma reforma na sala de embarque, compra de equipamentos mais modernos, reparos na pista e para a instalação da iluminação, que vai permitir ao aeroporto receber voos noturnos.
Ainda não há prazo definido para o fim dessa segunda etapa. Muitos dos procedimentos necessitam de licitação: “Nós temos que dar mobilidade ao pontagrossense, às indústrias que estão aqui”.
“Então, pelo menos, um voo daqui a São Paulo e que se distribua em São Paulo para outros lugares, nós precisamos ter”, completou Álvaro Scheffer, secretário municipal de Indústria e Comércio.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução