As obras de manutenção no Aeroporto de Resende (RJ) estão quase terminando: Depois de ter sido recapeado e receber uma nova pintura, o aeroporto volta a operar nessa quarta-feira (20), já com novos horários de voo, além de ser um destino como outro qualquer, não apenas como um ponto de escalas, como era feito algum tempo atrás.
O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços da cidade, Edgar Moreira, a mudança beneficiará os passageiros de Resende, que terão voos diretos para São Paulo uma vez por dia, saindo às 9h10min, e um voo vindo de São Paulo, que chegará à cidade às 8h50min.
“Com isso, quem sair da região para São Paulo a negócios chegará à capital paulista com um dia inteiro para tratar de seus assuntos, dormirá na cidade e retornará no dia seguinte pela manhã, tendo novamente um dia inteiro para trabalhar na cidade de origem”, afirmou.
Além de explicar um ganho de produtividade para as pessoas que viajam a negócios, Edgar completou: “A mesma coisa acontecerá com quem vier de São Paulo para a região”, explicou.
A prefeitura de Resende (RJ) negocia voos Resende-Rio com a Azul/Trip às segundas, quartas e sextas, mas esses voos dependem de estudos que indiquem a viabilidade econômica dos voos.
A implantação de um voo Resende-Campinas também está sendo negociado. Caso haja a aprovação, será possível a interligação da cidade carioca com a malha da Azul e da Trip.
De acordo com Edgar, os serviços que estão sendo realizados na pista marcam uma mudança importante no aeroporto,já que, pela primeira vez, desde que o local foi reaberto, a própria receita do aeroporto pagou as obras, com os recursos das taxas de embarque e desembarque e de alguns aluguéis recebidos pelo uso do terminal.
O balizamento noturno já foi solicitado pela prefeitura, e sua licitação deverá ser feita em Dezembro desse ano. Além disso, a pista deverá ser estendida em 800 metros, permitindo a operação de aviões maiores. Para isso, a verba de R$ 27 milhões já foi solicitada.
O aeroporto receberá, também mais um caminhão de combate a incêndio, para se juntar ao atual, operado por brigadistas formados pelo município.
Também sçao planejados a implantação de um novo terminal de passageiros, que contará com esteiras para bagagens e aparelhos de raios-X, o que vai tornar o terminal mais seguro.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Red Baron