Aeroporto Internacional no Piauí não recebe voos há treze anos

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A cidade de Parnaíba (PI) possui o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, detentor do título de quinta maior pista do estado. Porém, o local não recebe voos regulares a mais de treze anos, mesmo podendo receber 100 mil passageiro/ano.

O terminal teve movimento de apenas 2.828 passageiros de voos privados e de táxi aéreo em 2012, com média de 3,6 operações diárias, segundo dados da INFRAERO, que administra o espaço desde 2004.

Para manter o aeroporto, são gastos pela estatal R$ 320 mil mensais, enquanto um prejuízo de R$ 1,16 milhões foi registrado de Janeiro a Novembro de 2012. A estatal diz que os voos regulares para a cidade são necessários, embora faça parte da estratégia de desenvolvimento da aviação regional sustentar locais que operam no vermelho – e que ‘precisam existir’.

O aeroporto é da década de 1970, sendo usado para exportação de produtos para a Europa. Sua localização é estratégica, ficando entre o litoral cearense e os Lençóis Maranhenses. Mesmo assim, a ANAC diz não ter recebido nenhum pedido de voo regular para a cidade:

“Nos anos 80 e 90, grandes empresas tinham voos nacionais com destino ou origem em Parnaíba. Como aeronaves mais modernas passaram a ser aplicadas nos últimos anos, as companhias deixaram de operar aqui”.

“Infelizmente, nosso fluxo hoje é só de táxi aéreo, helicópteros e pequenos aviões privados e jatos, a maioria de políticos, empresários ou turistas”, afirma Celso Lara Vital, gerente de operações da estatal em Parnaíba.

Trip e Azul afirmaram que novos destinos possíveis estão sendo avaliados, mas que não há previsão sobre o início dos voos na cidade. A Gol diz que “como uma empresa competitiva, está sempre avaliando oportunidades que agreguem valor ao negócio”. A TAM não possui interesse na cidade e a Passaredo não se manifestou.

“Temos recebido consultas de empresas de aviação regional interessadas em conhecer a infraestrutura do aeroporto, mas ainda não há uma confirmação de início de atividades”, explica Jorge Tadeu de Andrade, gerente regional de Comunicação Social da INFRAERO Nordeste.

Em 2010, uma reforma ao custo de R$ 7 milhões ampliou a pista do aeroporto, que passou de 1.800 metros para 2.500 metros, superando em extensão os 2.200 metros a estrutura da capital Teresina e alcançando o posto de quinta maior pista do Nordeste – atrás apenas de Recife (3.300 metros), Petrolina (3.250 metros), Natal (2.600 metros) e Fortaleza (2.545 metros), segundo dados da INFRAERO.

R$ 8 milhões foram liberados pelo Governo Federal para construir um novo pátio para aeronaves, em investimento que integra o PAC, mas a obra está parada desde agosto de 2011. A SAC afirmou que  a empresa responsável pela obra solicitou rescisão contratual com a Infraero por falta de condições técnicas para cumprir o acordo. O processo aguarda decisão judicial.

De acordo com a secretaria, o terminal de Parnaíba está entre os 270 aeroportos brasileiros que o governo listou, em dezembro de 2012, como parte do projeto de desenvolvimento da aviação regional. O espaço, portanto, é considerado prioritário para o avanço do setor, mas futuros investimentos, dentro do pacote federal, ainda vão ser analisados.

 Por Antonio Ribeiro
Imagem: G1
Renato Cobel
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