Nessa quarta-feira (09), vários passageiros que circulavam pelo Aeroporto Santos Dumont (RJ) voltaram a reclamar do forte calor no terminal. Nem o tempo nublado conseguiu aliviar o mal estar das centenas de pessoas que circularam pelo local:
Apesar da sensação térmica, a INFRAERO garantiu que o sistema de refrigeração do aeroporto está funcionando “dentro da normalidade”.
A empresária Raquel Vale, que embarcava para Brasília (DF), foi uma das pessoas que sofreram com o calor: “Está horroroso! Achei que dentro do aeroporto estaria melhor do que lá fora, mas não está. Se o ar-condicionado está funcionado, não dá pra perceber”, reclamou.
Já a professora Kátia Vieira, que seguia para Uberlândia (MG), tentava amenizar o calor com um leque: “Parece que o Santos Dumont não se preparou para o calor do verão. Eles deveriam fazer um estudo pra melhorar isso. Não parece coisa de um estabelecimento sério deixar ficar neste ponto. Eles foram até multados, mas não melhorou nada”, reclama, indignada.
Enquanto aguardava seu voo para São Paulo (SP), o estudante Marcelo Reis era mais um a sofrer com a alta temperatura: “O ar-condicionado está mesmo funcionando? Imagina se não estivesse…”.
O problema ocorre 12 dias após a ANAC ter multado a estatal pelos problemas de queda de energia no Santos Dumont e também no Aeroporto Tom Jobim. Na ocasião, após fiscalização nos dois aeroportos, ficou determinado que a INFRAERO deveria pagar R$ 250 mil – 50 mil por cada um dos cinco dias de mau funcionamento do ar-condicionado no Aeroporto Santos Dumont em dezembro, e ainda R$ 50 mil pelo apagão que sofreu o Tom Jobim no dia 26 do mesmo mês.
Já na tarde dessa quarta-feira (09), vários foram os passageiros que reclamaram de um apagão no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio. A INFRAERO, que também administra o aeroporto, disse que que a falta de luz foi uma “manobra” para testar o tempo de restabelecimento da energia.
No total, o terminal ficou às escuras por 5 minutos, de acordo com o setor de relações públicas da companhia. Porém, as lojas e as empresas que operam no aeroporto foram notificadas do teste, de acordo com a administradora, assim como vários avisos foram expostos aos passageiros.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: INFRAERO