Air France-KLM quer comprar controle acionário da Alitalia

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nesse domingo (06), foi divulgado por um jornal da Itália Air France-KLM está em uma ‘avançada’ negociação para comprar no próximo verão o total controle acionário da companhia aérea de bandeira italiana, a Alitalia. Atualmente, o grupo possui 25% das ações.

Hoje, a empresa pertence ao CAI, um consórcio de investidores que comprou a companhia aérea falida em 2008. Porém, o CAI já é parcialmente controlado pela Air France-KLM. 

Na época que a empresa italiana foi vendida, uma cláusula no contrato previa que os acionistas da Alitalia não podem optar por negociar suas ações até o dia 12 de Janeiro desse ano.

Em Maio, a Air France disse que provavelmente esperaria ao menos até 2014 antes de usar a opção de assumir o controle da Alitalia, da qual controla 25% desde Janeiro de 2009. 

A Air France-KLM tem oferecido aos acionistas um prêmio de 20 por cento sobre o que eles pagaram pelas ações em 2008, segundo o jornal, provavelmente em ações da Air France-KLM. O consórcio CAI pagou um pouco mais de 1 bilhão de euros para comprar a Alitalia há cinco anos.

Um porta-voz da Air France-KLM, em Paris, não quis comentar essa possível negociação. Do outro lado, os funcionários da empresa italiana tabém não responderam a nenhuma tentativa de contato.

O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que se contrapôs à última tentativa Air France-KLM para comprar Alitalia, disse que ainda é contra a venda da companhia aérea. Berlusconi está muito atrás nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 24 e 25 de Fevereiro no país.

“Nosso país não ficará sem a sua própria companhia aérea. Se a Alitalia tivesse caído nas mãos dos franceses … muitos turistas acabariam indo visitar os castelos do Vale do Loire, em vez de nossas cidades de arte”, disse Berlusconi.

Berlusconi venceu as eleições parlamentares de 2008 com as promessas de manter a Alitalia fora das mãos de estrangeiros e de limpar o lixo das ruas de Nápoles. De acordo com as pesquisas, ele está perdendo por uma diferença de 10 pontos percentuais.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: Eurico Zimbres

Renato Cobel
Redes