Para poder concorrer com o Boeing 787 e aumentar o seu portfólio, a Airbus aunciou nessa segunda feira, durante a Farnborough 2012, uma versão mais competitiva e modernizada do seu widebody A330, que inclui uma remodelação dos limites do avião, aumentando a capacidade de carga e o alcance da aeronave.
O futuro A330-300 modernizado terá um peso máximo de decolagem aumentado para 240 toneladas e sua autonomia será aumentada para 11.020 quilômetros, permitindo viagens sem escalas entre Londres a Tóquio, Frankfurt à Cidade do Cabo e Pequim a Melbourne, segundo a fabricante.
Enquanto isso, do outro lado do Oceano Atlântico, a Boeing considera uma versão ainda mais competitiva do seu novíssimo 787 Dreamliner e do 777, para poder concorrer com os novos modelos da Airbus. Provavelmente, a americana não desenvolverá uma nova aeronave, já que está “traumatizada” com os problemas enfrentados pelo Dreamliner.
Durante a feira, ainda essa semana, a Airbus espera anunciar um novo cliente para essa nova versão da aeronave. Vale lembrar que o A330 é apenas um Airbus A340 com dois motores, já que as duas aeronaves compartilham as mesmas asas, fuselagem e aviônicos.
A fabricante europeia espera anunciar um comprador para o A330 modernizado ainda nesta semana, durante a feira.
Por Antonio Ribeiro