Nas alterações climáticas, a Aviação é a que mais contribui, já que a quantidade de CO2 emitida, principalmente na decolagem, é alta, apesar da já constatada eficiência do avião quando comparado a outros meios de transporte, como o automóvel ou um navio.
Mesmo sendo rápida, o decolagem usa mais combustível que o normal, já que o avião, na maioria das vezes no limite operacional, precisa ganhar uma velocidade razoavelmente grande em pouco tempo. Vale lembrar que o voo de cruzeiro é mais econômico porque é necessário ‘apenas’ manter a alta velocidade.
Assim, aeroportos e áreas vizinhas tornam-se autênticos núcleos de poluição atmosférica e sonora, com aviões a descolar e aterrar todos os minutos.
Com a meta de acabar com esse problema, engenheiros da Airbus trabalham em uma solução que combata com sucesso essa ocorência: uma catapulta elétrica para lançar os aviões na atmosfera.
Essa catapulta é inspirada na tecnologia usada em porta-aviões, incluindo motores elétricos a indução, que deverão ajudar os aviões a ganhar velocidade mais silenciosamente, poluindo consideravelmente menos o meio ambiente.
O lançamento do avião será feito através de uma plataforma que circularia numa faixa, onde estão as pistas, deixando depois os motores o avião cumprirem seu trabalho.
Essa decolagem pouparia combustível e reduziria consideravemente o barulho ao redor dos aeroportos, mas acabaria com a alegria de spotters quanto aos roncos dos motores. Esse é o preço da tecnologia.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Airbus