Nessa semana, a FAA autorizou a companhia americana American Airlines a trocar todos os papéis de referências sobre voos pelo iPad nos Estados Unidos. De acordo com a companhia, a substituição dos materiais pelo tablet trará uma economia estimada de US$ 1,2 milhão por ano em combustível.
Até pouco tempo atrás, os pilotos tinham que carregar uma bolsa de quase 16 kg com documentação de referência e manuais de voo. Em comparação, um iPad pesa no máximo 700 gramas (versão Wi-Fi e 3G da última versão apresentada pela Apple).
O órgão homologou o tablet para ser o “guia” do piloto em aeronaves Boeing 777. A companhia aérea espera que até o fim do ano a FAA aprove o uso do portátil em todos os tipos de aeronaves. A partir de janeiro de 2013, a American Airlines informou que vai parar de distribuir papéis de referência para os profissionais da empresa.
A companhia afirma que a adoção dos tablets faz parte do programa “Electronic Flight Bag”. Além disso, o aparelho que os pilotos recebem vem com um aplicativo da Boeing. A autorização da FAA permite que o portátil seja utilizado da decolagem até o pouso da aeronave. Apesar de adotar o iPad, a companhia não descarta utilizar outros modelos conforme eles sejam aprovados pelo órgão de aviação americano.
Em 2011, a companhia aérea norte-americana já havia conseguido autorização para utilizar o tablet em alguns voos. Além dos pilotos, a empresa considera distribuir portáteis para comissários de bordo para facilitar no atendimento aos passageiros.
Será que a moda pega? A United Airlines também está nessa turma
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Timo Breidenstein